Comunidade Casa Inteligente
Comunidade Casa Inteligente
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

3 maneiras de tornar o home office ou estudo em casa mais agradável

3 maneiras de tornar o home office ou estudo em casa mais agradável
Positivo Casa Inteligente
ago. 14 - 5 min de leitura
000

pandemia da Covid-19 reforçou uma tendência que já estava em ascensão: as atividades remotas. Enquanto algumas empresas já vinham explorando a prática do home office antes dele se tornar algo necessário, muitas instituições de ensino também precisaram se adaptar a esse sistema, popularizando não só o trabalho à distância, mas também os estudos. Mesmo com a pandemia em um estágio mais controlado e caminhando para uma conclusão, tudo indica que essas práticas chegaram para ficar.

Estudar e trabalhar remotamente também implica em um detalhe muito importante: passar mais tempo em casa. O que antes era algo banal e rotineiro hoje já se tornou exceção, pois como as pessoas estão passando a maior parte da sua rotina em seus lares, não existem tantas oportunidades de sair como antigamente. Por isso, investir em um ambiente mais confortável e adequado para realizar essas tarefas é essencial, não só para proporcionar maior bem-estar, mas também para garantir mais produtividade e concentração em suas tarefas.

Com a ajuda das tecnologias inteligentes, deixar sua casa mais agradável para sua rotina é mais fácil do que parece! Abaixo, separamos algumas dicas de como você pode fazer isso. Confira:

Aposte na iluminação

Existe uma iluminação adequada para descanso e outra para momentos que demandam mais atenção e concentração, então saber usar bem as luzes a nosso favor durante o home office ou os estudos é um passo importante para melhorar o aproveitamento. Para isso, basta entender o conceito das temperaturas, que na verdade é bastante simples: luz fria para tarefas e luz quente para relaxar.

homem estudando com iluminação fria

Uma iluminação fria seria aquela luz mais branca, geralmente utilizada em cozinhas, escritórios e outros cômodos onde realizamos tarefas diversas; ela nos ajuda a manter o foco e realizar nossas tarefas cotidianas com mais facilidade. Já a iluminação quente tem um tom mais amarelado e proporciona um efeito contrário, promovendo relaxamento; por isso, é utilizada em espaços que usamos para lazer, dentre eles sala de estar, quarto etc.

Com isso em mente, basta fazer bom uso das suas lâmpadas LED smart, que possuem a capacidade de alterar sua temperatura de acordo com sua vontade. Você pode programá-las para se ligarem em um horário específico e aumentar sua temperatura conforme for escurecendo. A cor também é determinante aqui e uma vantagem das lâmpadas inteligentes é que elas possuem milhares de cores diferentes, então saber escolher entre as cores frias disponíveis também ajudará a melhorar sua produtividade.

Sendo assim, equipe seu espaço de trabalho com uma ou mais lâmpadas smart e priorize utilizar a cor branca, ajustando sua intensidade de acordo com a hora do dia. Você certamente verá bastante diferença!

Programe rotinas

automação é um dos maiores atrativos de uma casa inteligente e contar com rotinas pré-programadas também é uma vantagem e tanto para quem trabalha ou estuda em casa. Com apenas alguns dispositivos, já é possível automatizar uma série de processos e facilitar coisas simples do cotidiano.

Um exemplo: com uma smart plug (tomada inteligente), você pode programar sua cafeteira para ligar pouco antes do despertador tocar e começar a preparar seu café; assim, você já tem tudo pronto quando acordar. Também é possível fazer o mesmo com o computador ou qualquer eletrônico que seja usado ao longo do dia. No caso das lâmpadas inteligentes, que já foram citadas aqui, é possível deixar pré-programada uma iluminação adequada de acordo com o horário, fazendo com que elas se liguem e ajustem sua temperatura conforme a necessidade for maior.

Essas são apenas algumas formas de explorar rotinas com seus dispositivos smart. Quem ainda quiser ir além também pode integrar todos com assistentes virtuais, como o Google Assistente ou a Alexa da Amazon, assim desbloqueando todos os seus recursos via comando de voz. São diversas as possibilidades e vai das necessidades de cada um saber como fazer bom uso de cada uma delas.

Melhore sua internet

Tanto para estudar quanto para trabalhar, a internet é um fator crucial nessa situação. Além disso, ela também é importante para manter seus dispositivos smart funcionando adequadamente, pois eles podem não ser tão responsivos quando lidam com uma conexão fraca. Por isso, buscar melhorar sua conectividade com a internet também é importante.

mulher em home office com internet rápida

Hoje em dia, o que não faltam são modelos de roteadores para se escolher, mas quase todos sofrem do mesmo problema: quanto mais barreiras no caminho, mais fraca fica a conexão. É por isso que sua internet costuma ser muito boa no cômodo onde se encontra o modem e nos demais é mais lenta ou até inexistente naqueles mais distantes.

Para resolver isso, a melhor alternativa é investir em um roteador Mesh, que utiliza tecnologia smart para distribuir conexão por toda a casa. Esse sistema utiliza um roteador e alguns módulos que devem ser conectados à energia para espalhar sinal igualmente pela casa toda, e o melhor: ele possui uma tecnologia capaz de identificar onde estão as paredes, dessa forma direcionando o sinal para uma área onde não existam interferências. Dessa forma, você poderá usufruir de uma internet rápida em qualquer lugar da sua residência.

Está à procura de alguns dispositivos inteligentes para deixar seu dia a dia mais fácil? Não deixe de conferir a linha de produtos da Positivo Casa Inteligente!



Denunciar publicação
    000

    Indicados para você