Comunidade Casa Inteligente
Comunidade Casa Inteligente
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

4 dicas de segurança para sua rede

Comunidade Casa Inteligente
dez. 6 - 3 min de leitura
000


A tecnologia tem sido uma grande aliada dos seres humanos em proporcionar uma vida mais confortável e segura. Consequentemente, estão surgindo cada vez mais produtos IoT (sigla em inglês para Internet das coisas) que podem facilitar e até mesmo automatizar diversas tarefas cotidianas com uma instalação mais descomplicada. Por ser um dispositivo que se conecta à internet, trouxemos 4 dicas para evitar invasores.


1. Proteja a sua rede Wi-Fi

Todos os produtos inteligentes e assistentes virtuais precisam estar conectados à internet para funcionarem. Para realizar a comunicação entre eles, é necessário que a rede da sua casa tenha um roteador, que já vem com uma senha padrão de fábrica. Altere esta senha, e certifique-se também que o protocolo de segurança utilizado no aparelho seja o WPA2 ou WPA3.

dicas-seguranca-casa-inteligente


2. Mude as senhas de cada dispositivo

Isso vale não apenas para o roteador, mas para cada produto que tenha a possibilidade de exigir uma senha para ser acessado. Crie senhas complexas, com uma sequência de caracteres que não faça sentido. Nada de usar datas comemorativas como seu aniversário de casamento, ou então o nome do seu cachorro. Evite também utilizar uma única senha para todos os aparelhos. Caso seja possível utilizar a identificação de 2 fatores, habilite-a para ter ainda mais segurança de que nenhum hacker possa acessar os seus aparelhos.


3. Mantenha os seus aparelhos atualizados

Você sabia que muitas atualizações de softwares de aparelhes eletrônicos são lançadas por identificarem falhas de segurança em suas versões anteriores? Por isso, fique atento quando uma nova atualização estiver disponível.


4. Redobre a segurança do seu celular

Muitos aparelhos inteligentes e assistentes virtuais são conectados a aplicativos. Além disso, em muitos casos, é possível executar comandos e gerenciar os dispositivos IoT apenas usando o seu celular. 


Utilize a tecnologia a seu favor

Todo mundo quer morar em uma casa segura. Afinal, é em nossos lares que dormimos, fazemos refeições, estamos com pessoas próximas e passamos boa parte do nosso tempo, seja para descanso ou trabalho.

É comum ter aquele receio quando deixamos nossas casas sem ninguém, especialmente quando viajamos para outra cidade por um período mais longo. No entanto, com a linha de casa inteligente, é possível ter muito mais tranquilidade. 

Através de câmeras e sensores inteligentes, é possível monitorar cada parte do seu imóvel, verificando e até mesmo sendo alertado se alguma movimentação suspeita acontecer. Além disso, você pode ligar esporadicamente lâmpadas e TVs, simulando que alguém está na sua casa, não dando evidências de que ela está desabitada naquele momento.





Denunciar publicação
    000

    Indicados para você