Comunidade Casa Inteligente
Comunidade Casa Inteligente
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

AndroidAuto + Google Home para ativar dispositivos inteligentes em casa.

AndroidAuto + Google Home para ativar dispositivos inteligentes em casa.
Wanessa Ulhoa
dez. 11 - 4 min de leitura
010

Utilizando  AndroidAuto + Google Home para ativar dispositivos inteligentes em casa. 


Os entusiastas de IoT e Casas Inteligentes já devem ter se perguntado, até que ponto é útil controlar dispositivos inteligentes de um local estando em outro?! Passível de discussão, mas pra mim é muito útil e confortável. 

Por aqui a utilização destes dispositivos tem se tornado cada vez mais comum, com isso, acessar os Apps/plataforma para dar aquela conferida se não esqueci de ativar alguma rotina, se não deixei dispositivos ligados ou apenas para monitorar a casa, também se tornou um hábito.  

Esses dias viajei para casa no interior, e nesta casa há um Google Nest mini e alguns dispositivos inteligentes. Como não havia ninguém no local há alguns dias a casa estava toda “apagada”. Por ser uma casinha de interior, a porta dá praticamente para a rua, então tive a ideia de utilizar o Google pelo AndroidAuto, acessar estes dispositivos inteligentes, e ver a casa “acender”, dali da rua mesmo.


Foi assim que fiz o vídeo: 




Detalhes que observei:  

  1. No AndroidAuto quando você clica no ícone do mic na tela ou direto do seu volante, automaticamente o Google Assistant começa a te ouvir sem falar nada, e executa o que foi pedido. Pode ser tocar uma música, ligar para alguém, enviar uma mensagem ou procurar um endereço. Às vezes ele te pede mais informações, ou ainda, fala que não encontrou o que você pedia, simples assim, e NÃO HÁ a necessidade da famosa frase de ativação como, “Ei Google” ou “Ok, Google”, sem elas ele já acessa diretamente os Apps que estão e podem ser utilizados no carro para conforto e comodidade do motorista.  
  2. Para acessar o Google Home e meus dispositivos que estão em casa, como as lâmpadas e tomadas, há a necessidade de usar a frase de ativação, “Ei Google” ou “Ok, Google”, e a partir deste comando, diferente da utilização anterior, há uma resposta sonora, ele te responde com variações de, “oi, estou aqui” ou  “presente, como posso ajudar?”, demonstrando assim que está acessando outras configurações que incluem também os dispositivos externos, como de fato acontece. A partir da resposta sonora de que está te ouvindo, é só pedir para executar a ação que você deseja, “ligar” ou “desligar” seus dispositivos inteligentes, e você verá a magia acontecer. Eu, como estava estacionada em frente à casa pude ver os dispositivos sendo ativados, como podem ver no vídeo que fiz para vocês.  

Os dispositivos também podem ser ativados ou desativados navegando pelo Android Auto manualmente. Detalhe, estes vídeos foram feitos com o veículo estacionado, mas os comandos funcionam com o veículo em movimento, e longe da casa, óbvio! rs.  


O AndroidAuto suporta diversos Aplicativos, ele espelha direto do seu celular para o Carro  os que são compatíveis, é assim que tudo funciona. No entanto o Google Home não é um deles, os meus dispositivos aparecem no AndroidAuto dentro do SmartThings. 


OBSERVAÇÕES:

  • não há a necessidade de dizer, “Ei Google” ou “Ok, Google”, para utilizar as ações do carro, falando ou não, as ações são ativadas/executadas.  
  • Para acessar os dispositivos inteligentes em casa, se você não falar “Ei Google” ou “Ok, Google”, ele diz que não entendeu ou não encontrou. 

E vocês, utilizam o AndroidAuto? Ou outro App?



Denunciar publicação
    010

    Indicados para você