Comunidade Casa Inteligente
Comunidade Casa Inteligente
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Casas inteligentes: entenda como usar a tecnologia a favor do seu conforto

Casas inteligentes: entenda como usar a tecnologia a favor do seu conforto
Positivo Casa Inteligente
mai. 29 - 5 min de leitura
000

O avanço da tecnologia é tão rápido que muitas vezes nem nos damos conta do quanto ela já está integrada em nossas vidas. Até alguns anos atrás, era comum pensar que ter uma casa altamente tecnológica e equipada com diversos dispositivos inteligentes se tratava de um sonho distante, limitado somente àqueles com alto poder aquisitivo. Não demorou muito para o cenário virar e, hoje, esse tipo de recurso está muito mais acessível!

As casas inteligentes já são uma realidade e existem números para comprovar: de acordo com um levantamento da International Data Corporation (IDC), instituto dedicado a estudos e projeções voltados para o setor mundial de tecnologia, mais de 895 milhões de dispositivos smart já foram instalados em lares ao redor do mundo. Isso mostra que milhões de pessoas já estão usufruindo das vantagens proporcionadas pela automação, algo que pouco a pouco vem chegando às casas brasileiras.

Se você ainda não está muito familiarizado com o conceito de casa inteligente, dispositivos smart e automação de processos, neste artigo vamos esclarecer as principais dúvidas sobre o assunto. Continue lendo para descobrir como a tecnologia pode ser usada a favor do seu conforto!

O que define uma Casa Inteligente?

Casas inteligentes ou smart homes são residências equipadas com diversos aparelhos tecnológicos voltados para a automação de processos. Todos esses dispositivos possuem o que chamamos de tecnologia inteligente, ou seja, a capacidade de se conectar à internet e se comunicar com outros acessórios semelhantes, trocando informações entre si e criando uma rede repleta de funcionalidades.

Graças a esse recurso, é possível controlar diferentes aspectos da sua casa de forma mais simples, como é o caso da iluminação, por exemplo. Tudo isso se torna possível por meio do seu smartphone, que também é um dispositivo inteligente. Através da rede local de internet, é possível fazer seus dispositivos se comunicarem diretamente com o celular, possibilitando controlá-los remotamente e muito mais.

Em uma casa inteligente, seu celular assume o posto de central de comando e passa a controlar cada um dos dispositivos conectados. Voltando ao exemplo da iluminação, seria possível ligar ou desligar uma lâmpada remotamente, com um simples toque no smartphone. Contudo, a melhor parte das smart homes fica a cargo da automação, que é a principal característica desse tipo de tecnologia.

pixel arte representando o conceito de automação residencial, sendo que um casal está usando um celular para controlar a casa

A automação pode ser definida como o ato de dar autonomia para seus dispositivos, permitindo que eles funcionem de forma automática em horários predeterminados. Graças à inteligência artificial presente nesse tipo de aparelhos, eles são perfeitamente capazes de reconhecer o que deve ser feito e quando, facilitando ainda mais o seu dia a dia.

No caso da lâmpada inteligente, seria possível programá-la para ligar em um horário específico e desligar algumas horas depois. Esse recurso não se limita somente à iluminação, mas a todo dispositivo smart que pode ser equipado em uma casa inteligente! Isso permite criar um ecossistema autônomo que deixará sua rotina muito mais dinâmica.

Mais conforto e praticidade

Hoje em dia, as pessoas passam muito mais tempo em casa, principalmente quem trabalha em regime home office ou estuda no formato EAD. Contar com mais conforto nas atividades cotidianas é essencial, não só por uma questão de bem-estar, mas também para facilitar tudo que for mais simples, buscando agilizar processos para aqueles que têm um dia a dia mais corrido.

A variedade de dispositivos disponível no mercado é bem alta, então praticamente qualquer coisa pode ser automatizada hoje em dia. Pelo smartphone você consegue controlar portas, checar câmeras de vigilância de qualquer lugar, programar um aspirador robô para limpar sua casa e até mesmo designar rotinas para eletroeletrônicos que não possuem tecnologia inteligente. Cada uma dessas funções está atribuída a um dispositivo diferente, mas como já enfatizado, quanto mais acessórios conectados à sua smart home, melhor!

Além da praticidade de controlar tudo pelo smartphone de forma simples e rápida, ainda é possível ir além com a ajuda dos assistentes virtuais, que é outro tipo de tecnologia que vem ganhando cada vez mais adeptos. Essas inteligências artificiais são capazes de reconhecer comandos de voz e convertê-los em ações para seus dispositivos inteligentes, então quem tem familiaridade em usar o Google Assistente ou a Alexa da Amazon certamente conseguirá tirar ainda mais proveito da sua casa inteligente.

Positivo Casa Inteligente é um dos maiores nomes em termos de smart homes no Brasil, trabalhando com uma série de dispositivos de alta qualidade e tecnologia de ponta. Por meio do nosso app, você consegue controlar cada um dos produtos adquiridos e ainda conectá-los ao seu assistente virtual sem dificuldades. A melhor parte é que nossos aparelhos também são fáceis de instalar, dispensando a necessidade de contratar mão de obra especializada ou fazer adaptações na casa. É só comprar e começar a usar!

Não precisa mais esperar para começar a usufruir de todo o conforto que a tecnologia tem a oferecer! Acesse o site da Positivo Casa Inteligente e comece a montar sua smart home agora mesmo!



Denunciar publicação
    000

    Indicados para você