Comunidade Casa Inteligente
Comunidade Casa Inteligente
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Como adicionar um Smart Keypad à sua Smart Fechadura? Vem que eu te ensino!

Como adicionar um Smart Keypad à sua Smart Fechadura? Vem que eu te ensino!
Duilio Obici Neto
out. 6 - 6 min de leitura
000


*Imagem da capa retirada do site www.positivocasainteligente.com.br



Conheci a Smart Fechadura de perto, fiquei encantado com a solução e como ela, de certa forma, resolveu meu problema de ser um explorador assíduo de tecnologia e morar de aluguel.

Foi através dela que eu consegui incluir na minha rotina de dispositivos inteligentes a única variável faltante: a porta!

Mas a intenção aqui não vai ser falar dela... Ou pelo menos não somente dela. Dois colegas criadores da comunidade já fizeram isso aqui e aqui.

O meu tema vai um pouco além, com a utilização de um add-on lançado pouco depois que a Smart Fechadura pela Positivo e que me possibilitou ter uma experiência ainda mais próxima das fechaduras digitais convencionais: o Keypad (aquele ali mesmo da foto).

Com a utilização desse carinha tudo ficou ainda mais fácil e prático (minha esposa não é muito adepta ao app para abrir a porta ou mesmo controlar as lâmpadas ou outros dispositivos... tive que implorar para ela, ao menos, utilizar comandos de voz) - e a segurança nunca fica em segundo plano.

Mas vamos lá. E vamos começar do início:


1- Design

Muito bonito, compacto e a iluminação por trás do black piano quando ele é "acordado" dá um toque muito bacana. Com frame de alumínio e super bem finalizado não ofende em nada mesmo as portas que fazem parte da decoração de uma casa. Dando, inclusive, um toque tecnológico ao cenário e complementando esse visual.


2- Fácil instalação e configuração

Comecei logo abrindo a tampa traseira do Keypad para colocar as pilhas (2 do tipo AA que não acompanham o produto). Dentro da caixinha vem uma chave Allen (deixem aqui nos comentários com quantos anos vocês descobriram que o nome não é "chave L") e eu utilizei como alavanca num encaixe marcado em relevo nessa mesma tampinha.

Dica: vai precisar colocar uma forcinha aqui, pois há um anel de borracha que veda essa tampa e o compartimento das pilhas, já que o Keypad tem grau de proteção IP54 (para uso em ambientes semi-abertos e pode tomar respingos).

Em seguida segurei o botão de reset, que fica ao lado da pilha, por 5 segundos e abri o app Positivo Casa Inteligente no meu celular.


Ao clicar em para adicionar um novo dispositivo já apareceu um pop-up me auxiliando e deixando o processo ainda mais intuitivo. Garanto que mesmo quem não tem muita experiência no assunto vai conseguir deixar tudo configurado, porque realmente é muito simples. 

E aqui tem o pulo do gato (the jump of the cat - apenas para os poliglotas): é preciso vincular o Keypad à sua Smart Fechadura. Claro, pense: se não fosse assim como ele sabe qual fechadura deve ser controlada? :P

Pra isso, basta fazer o seguinte:

Abrir o Keypad no app e clicar no terceiro ícone da esquerda para a direita láaa embaixo na tela. Daí você vai clicar em "Adicionar" e selecionar sua Smart Fechadura na lista de dispositivos e clicar em "Iniciar vinculação"


Depois que o acessório estiver vinculado à sua Smart Fechadura um novo mundo se abre: você ganha a possibilidade não apenas de abrir a porta com o celular, mas também de gerar senhas numéricas - definitivas ou provisórias - que podem ser utilizadas por você ou por outras pessoas.  


3- Keypad e as senhas

Sei que dificilmente você sai de casa sem o celular. E aqui isso não é diferente. Mas, caso isso aconteça, o Keypad te dá uma tranquilidade a mais no fato de ter um dispositivo eletrônico como barreira para a sua entrada em casa. Além disso, você pode cadastrar até 10 senhas permanentes e há a possibilidade de definir algumas configurações adicionais como, por exemplo: uma senha que funciona somente um dia da semana para a diarista, ou uma senha temporária para o vizinho deixar sua encomenda que pegou na portaria, etc... E pra isso ninguém, além de você mesmo, precisa ter o app no celular e ter recebido o compartilhamento do dispositivo para poder operá-lo.

Para criar uma senha, basta acessar o Keypad através do app (após o vínculo com a fechadura), pressionar o botão em formato de chave na bandeja inferior (segundo botão da esquerda para a direita).

As senhas podem ser "online" ou "offline". Na primeira, necessariamente você precisa estar conectado ao Keypad. Na segunda, você pode criar uma senha remotamente de utilização única para alguma demanda específica sem a necessidade de estar conectado ao dispositivo.

Não é o meu caso, mas há, eventualmente, quem queira sair de casa sem o celular para fazer alguma coisa. Tenho um amigo que treina corrida ao ar livre e prefere deixar o celular em casa já que todas as informações do treino dele estão no relógio. Para pessoas como ele, a senha é um baita diferencial. Não ter o peso do telefone no bolso ou o chocalho das chaves é muito mais cômodo. 

 

"E aí, Duílio. O que você achou depois de tudo?"

Uma fechadura inteligente dá outra experiência para quem utiliza. A utilização do Keypad complementa, e muito bem, a solução e a colocam em outro patamar.

Indico a compra dos dois juntos para que possa desfrutar ainda mais de uma rotina otimizada e sem preocupações cotidianas.

Ainda, se você adora fazer automações, a sugestão é investir no Kit Smart Fechadura (com Smart Fechadura, Sensor de Abetura e Smart Hub) com o Keypad para a possibilitar acender as luzes logo que a porta abrir, por exemplo.

Dessa forma a gente consegue utilizar a tecnologia ao nosso favor, podendo focar naquilo o que é mais importante pra gente :)

 

Espero que tenha ajudado!




Denunciar publicação
    000

    Indicados para você