Comunidade Casa Inteligente
Comunidade Casa Inteligente
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Como criar um alarme para sua casa com produtos de automação

Como criar um alarme para sua casa com produtos de automação
Thiago Winckler
set. 22 - 3 min de leitura
000


Muitas vezes pensamos em instalar uma central de alarme em nossa residência e acabamos por desistir devido aos altos custos referentes ao tipo de sistema adotado. Porém a automação residencial está aqui pra nos ajudar com essa tarefa.

Primeiramente vamos listar os itens necessários para realizar essa tarefa e em seguida como configurar a cena para que nosso alarme funcione corretamente.


Os itens que vamos precisar para nosso alarme são:

1- Central de alarme Positivo Casa Inteligente;

2-  Sensor de abertura Positivo Casa Inteligente ;

3- Sensor de movimento Positivo Casa Inteligente (opcional);

4- Interruptores touch Positivo Casa Inteligente , lâmpadas inteligentes Positivo Casa Inteligente ou módulos relé para iluminação (opcional).


Após adicionados todos os dispositivos no app Positivo Casa Inteligente, podemos criar cenários para serem acionados no momento oportuno da configuração do alarme. Existem diversas programações que podem serem feitas para isso, a mais simples seria quando o sensor de abertura detectar abertura de uma porta ou janela, então a sirene da central de alarme Positivo dispara. Ou se um sensor de movimento detectar movimento, então a sirene da central de alarme dispara. Contudo, uma cena mais elaborada pode chamar mais a atenção de quem está fora da casa como vizinhos e pessoas na rua, que além de soar a sirene ou as sirenes, também fariam as luzes piscar, uma mensagem ser recebida no celular, entre outras coisas.


Na parte de configuração vamos na aba Cenas, e então em Automação, clica no + no canto superior direito, seleciona "quando o status do dispositivo muda",  seleciona o sensor que você quer utilizar (porta ou movimento, neste caso vamos fazer com o de porta), seleciona Door Sensor (sensor de porta), e seleciona ON, ou seja quando a porta abrir vai acionar a cena. Assim que esta opção é selecionada a tela muda para você selecionar o que vai acontecer quando a porta abrir. Na parte superior você tem a sua seleção do sensor de porta em SE, e na parte inferior você vai selecionar o que vai acontecer em ENTÃO. Nesta parte clique no + e seleciona "executar o dispositivo", na próxima tela você seleciona a sua central de alarme Positivo, e seleciona pra ela ligar.


Após terminar a seleção clica em Guardar e pronto, toda vez que você sair de casa você habilita esta automação na chave ao lado dela, e com ela habilitada se a porta abrir a sirene irá disparar.


Pronto, esta é a forma mais simples de ter um alarme em sua casa.

Como exemplo, eu possuo uma automação mais completa, e habilito e desabilito o alarme por uma tecla de um interruptor ao lado da porta de entrada, a automação do alarme está configurada pra assim que a porta abrir eu ter 10seg pra desligar, caso contrário a sirene toca, as luzes piscam, e uma mensagem é enviada ao celular. Tudo isso é configurável e basta apenas você ter os dispositivos instalados para serem utilizados.

Para mais soluções em Automação Residencial, entre em contato.


Thiago Winckler

Wengecon sua casa conectada.

@thiago_winckler


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você