Comunidade Casa Inteligente
Comunidade Casa Inteligente
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Como integrar dispositivos inteligentes em uma casa já construída

Como integrar dispositivos inteligentes em uma casa já construída
Positivo Casa Inteligente
ago. 31 - 5 min de leitura
000

As casas inteligentes ainda parecem ser algo do futuro, por isso é comum que as pessoas pensem que, para se viver numa smart home, é necessário construir uma residência do zero, já pensando na aplicação dessa tecnologia. De fato, essa é uma possibilidade real e muitas pessoas podem tirar máximo proveito da automação dos seus lares quando já constroem pensando em tais recursos, porém isto não chega a ser uma obrigação.

Qualquer casa pode se tornar inteligente, pois o que a caracteriza não é a estrutura, e sim os dispositivos conectados a ela. Essa é outra grande virtude da tecnologia smart, pois além de proporcionar automação e praticidade no dia a dia, também são de fácil instalação e podem ser inseridas em qualquer tipo de ambiente, livre da necessidade de fazer reformas ou adaptações.

O fato da sua casa não ter sido projetada para a automação não impede que seus dispositivos sejam integrados entre si e criem um ecossistema inteligente. A seguir, vamos citar alguns exemplos práticos de como você pode instalar os produtos da Positivo Casa Inteligente no seu lar, sem dificuldades.

Como usar uma casa inteligente?

Se o conceito de casa inteligente ainda não é muito familiar para você, vamos começar explicando como todo esse processo funciona. Esses dispositivos dos quais estamos falando possuem tecnologia smart, permitindo que se conectem à internet e recebam dados em tempo real. Dessa forma, eles conseguem trocar informações com qualquer outro aparelho semelhante. E é essa conectividade que define uma smart home.

Todos os produtos da Positivo Casa Inteligente presentes na sua casa podem ser conectados ao Wi-Fi e, dessa forma, controlados pelo nosso app, disponível gratuitamente para Android e iOS. O processo é muito simples, basta instalar o dispositivo onde desejar, conectá-lo à rede e começar a usar diretamente do seu smartphone. Com algumas configurações adicionais, é possível controlar dispositivos até mesmo por comandos de voz, seja pelo Google Assistente ou pela Alexa da Amazon.

Contudo, o verdadeiro diferencial da tecnologia smart não é o fato de poder ser controlada remotamente, mas sim seus recursos de automação. Pelo app, você consegue programar rotinas inteligentes para seus dispositivos, ou seja, definir horários para que eles funcionem de forma automática, ligando e desligando por conta própria. É essa autonomia que faz as casas inteligentes serem tão atrativas, tornando nossa vida mais prática e confortável.

Como funciona a instalação dos dispositivos?

Se tratando da instalação, tudo vai depender do dispositivo e da sua finalidade, mas no geral todos dispensam a necessidade de cabeamento. Sendo assim, você não terá que passar cabos por dentro da parede ou adaptar o cômodo de nenhuma forma. Além de energia elétrica, tudo que seus aparelhos smart precisam para funcionar é a internet, então basta se certificar que eles estejam a uma distância adequada do roteador.

Alguns dispositivos podem precisar de uma tomada próxima para serem ligados, então se atente a esses pequenos requisitos para encontrar o lugar ideal para cada um. A maioria é bem simples, como é o caso das Smart Lâmpadas Wi-Fi, que na prática não se diferenciam de outras lâmpadas e só precisam ser conectadas ao bocal desejado. Outro exemplo é o Smart Plug Wi-Fi, onde você só precisa literalmente ligá-lo em uma tomada e depois conectar o eletrônico desejado. É desse nível de simplicidade que estamos falando!

homem lendo com a iluminação de uma smart lâmpada da Positivo Casa Inteligente

Existem produtos específicos que exigem um pouco mais de trabalho na instalação, mas nada que exija uma reforma ou alterações muito radicais

Câmeras de segurança inteligentes também estão entre os itens preferidos de quem tem smart home e muito disso se dá pela facilidade de usar o equipamento. Antigamente era necessário fazer toda uma adaptação na casa envolvendo puxar o cabeamento através da alvenaria e conectar a câmera ao monitor, ou seja, também era preciso investir em uma tela específica para isso. Graças à tecnologia inteligente, tudo isso já foi deixado para trás!

Com as câmeras da Positivo Casa Inteligente, você consegue monitorar qualquer lugar da casa com praticidade, já que as imagens são transmitidas diretamente para o seu celular via Wi-Fi. Isso dispensa a necessidade de cabos e monitores e, dependendo do modelo, você ainda tem a liberdade de deixá-lo em diferentes superfícies, inclusive na parede. Algumas opções possuem base magnética, permitindo fixar sua câmera na vertical sem precisar de parafusos.

Independente da função do dispositivo, todos eles se adequam perfeitamente à sua residência, então novamente reforçamos: qualquer casa pode ser inteligente! Agora só falta dar o primeiro passo: acessar o site da Positivo Casa Inteligente, adquirir seus primeiros produtos e começar a usufruir da automação no seu dia a dia.



Denunciar publicação
    000

    Indicados para você