Comunidade Casa Inteligente
Comunidade Casa Inteligente
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Como o ângulo de abertura da lâmpada influencia no seu efeito?

Como o ângulo de abertura da lâmpada influencia no seu efeito?
Positivo Casa Inteligente
jan. 10 - 5 min de leitura
000

Quando falamos sobre estética e decoração à base de iluminação, pouco se fala sobre o ângulo de abertura das lâmpadas, um fator essencial que consta até mesmo na embalagem dos produtos. Justamente pela falta de conhecimento do público a respeito, é comum que as pessoas criem grandes expectativas com certas lâmpadas e acabem se decepcionando com o resultado final, pois o ângulo não condiz com o ambiente em questão.


Hoje, a iluminação já ganhou um papel muito mais ativo dentro do design de interiores e saber explorar com precisão cada um dos seus atributos é indispensável para aqueles que desejam aplicar melhor esses conceitos. Além da cor, intensidade, potência e tantos outros fatores que uma lâmpada pode apresentar, o ângulo de abertura nunca deve ser deixado de lado, pois é um dos responsáveis pela principal função do produto: iluminar!

A seguir, vamos esclarecer todas as principais dúvidas relacionadas ao assunto e dar algumas dicas de como explorar o ângulo de abertura das lâmpadas do jeito certo. Confira:


O que é ângulo de abertura?

Quando falamos no ângulo de abertura de uma lâmpada, estamos nos referindo ao quanto seus fachos de luz são capazes de abrir, partindo da fonte luminosa. Isso não tem nada a ver com potência ou temperatura da lâmpada, pois independente do quão forte possa ser a luz gerada, ela sempre ficará delimitada dentro do espaço que abrange o ângulo.

Quanto maior o ângulo, maior será a expansão da luz ao redor do ponto onde está sua fonte luminosa. Contudo, ângulos menores também resultam em um foco maior, pois abrangem um espaço reduzido e concentram a iluminação em um único ponto de destaque. Dito isso, fica claro que existe um ângulo para cada tipo de situação e decoração, então todos os tipos de lâmpadas podem ser úteis e cabe exclusivamente ao morador decidir como quer decorar sua casa para escolher as variações mais adequadas.


Quando o assunto é decoração, não existem regras absolutas e a criatividade deve estar sempre no comando. O mesmo vale para a iluminação, então tente não se apegar a modelos prontos de design de interiores e busque explorar o potencial da sua casa de acordo com suas principais características – que só você conhece, afinal. Um exemplo: caso queira destacar algum objeto decorativo, seja um quadro, um vaso ou outro item que chame atenção, o melhor seria optar por um ângulo reduzido, que foque sua iluminação no ponto desejado.

lâmpada do abajur transmitindo uma iluminação quente e aconchegante


Esse detalhe ainda pode ser somado a todos os outros fatores estéticos como cor da luz, intensidade, temperatura e o visual da luminária, dessa forma enriquecendo ainda mais o ambiente. Lembre-se que a luz pode gerar diferentes sensações e sentimentos quando utilizada da forma correta, então explorar bem essas combinações é essencial para alcançar resultados incríveis na decoração da sua casa.


Como escolher os produtos certos?

O ângulo de abertura de uma lâmpada costuma ser classificado dentro de três categorias: grande (de 120º a 60º), médio (40º e 24º) e pequeno (entre 10º e 12º). Os maiores são ideais para iluminar o ambiente de uma forma geral, enquanto os médios ficam no meio termo, fazendo um bom trabalho para destacar, mas ainda iluminando uma boa área ao redor. Já os pequenos servem para proporcionar aquele “super foco” em objetos selecionados.


Atualmente, as melhores e mais completas alternativas do mercado em termos de iluminação são as lâmpadas inteligentes, que são equipadas com tecnologia smart para facilitar o uso e expandir suas funções. Essas lâmpadas podem ser conectadas ao Wi-Fi da casa e controladas pelo smartphone, que no caso dos nossos produtos, seria pelo app Positivo Casa Inteligente. Além da possibilidade de controlar tudo à distância, o usuário ainda conta com uma série de funções que podem ser alteradas com um simples toque como cor da luz, temperatura etc.


ambiente bem iluminado por várias lâmpadas inteligentes


Nosso catálogo de produtos inclui uma grande variedade de lâmpadas smart, que se encaixam em diferentes situações. Um painel inteligente, por exemplo, ilumina uma área mais ampla e, quando combinado com outros painéis, mantém o ambiente bem iluminado. Já as lâmpadas spot inteligente são pequenas e ideais para quem quer focar pontos de luz em partes específicas da casa, então esse já seria um modelo para destacar e não iluminar o espaço.


São diversas as opções e seus principais atrativos ficam a cargo dos recursos de automação, que possibilitam ao morador programar rotinas de funcionamento automático para suas lâmpadas. Dessa forma, elas ligam e desligam automaticamente e funcionam apenas quando for necessário, fazendo seu trabalho decorativo e funcional de uma forma que nenhum outro modelo é capaz de fazer.


Agora que você já sabe qual é o jeito certo de explorar o potencial das lâmpadas, que tal dar uma olhada no site da Positivo Casa Inteligente? Contamos com uma boa diversidade de lâmpadas smart que são adequadas para atender as mais diversas necessidades. Confira em nosso site.



Denunciar publicação
    000

    Indicados para você