Comunidade Casa Inteligente
Comunidade Casa Inteligente
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Como prolongar a vida útil da fita LED?

Como prolongar a vida útil da fita LED?
Comunidade Casa Inteligente
dez. 17 - 5 min de leitura
000

O LED vem se tornando uma peça chave da decoração de diversos ambientes. Dentre tantas opções disponíveis, as fitas LED são uma das mais populares, afinal estamos falando de uma extensão com metros de comprimento, totalmente iluminada e com a possibilidade de alterar as cores quando quiser. Além disso, é um acessório bonito, barato e fácil de usar, então certamente é algo atraente para todos, independente da preferência de decoração ou do gosto pessoal.


Hoje as fitas LED possuem modelos ainda mais avançados, que contam com tecnologia inteligente. São diversas as vantagens de se investir em uma fita LED smart, mas ainda ficam as dúvidas: quanto tempo elas costumam durar? Posso deixá-las ligadas à vontade ou somente quando for necessário? Neste artigo vamos responder a todas essas perguntas!


Como funciona uma fita LED?

Todo tipo de luz LED já possui uma estimativa de validade, que geralmente considera um cenário onde ela fique ligada praticamente o dia inteiro – o que não costuma ser impossível nesse caso, já que as fitas são mais utilizadas para decoração. LEDs de boa qualidade duram de mil a até 5 mil horas, enquanto os mais simples ficam entre 20 mil e 30 mil horas.

Isso significa que, em condições normais, onde sua fita não seja exposta às vulnerabilidades causadas por fatores externos, como aumento de temperatura ou alterações na tensão elétrica, ela duraria cerca de 208 dias ininterruptos (se for da melhor qualidade) ou até três anos contínuos (caso seja de qualidades inferiores). É claro que ninguém nunca deixa qualquer tipo de luz ligada 24 horas por dia, sete dias por semana, o que significa que esse número tende a ser muito maior.

Os LEDs são um tipo de lâmpada criado para ser mais econômico e duradouro, então isso por si só já é uma vantagem. Contudo, o que define a qualidade de uma fita não são nem os pontos de luz embutidos ao longo de toda a sua metragem, mas sim sua fonte de alimentação e os drivers utilizados. Os LEDs da fita dependem desses dois componentes para funcionarem com todo seu potencial, então quando a fonte é fraca ou os drives são de má qualidade, a iluminação também não será das melhores.

Os drivers funcionam como os reatores das lâmpadas fluorescentes, sendo os responsáveis por distribuir igualmente toda a energia recebida entre cada ponto de luz, além de diversas funções importantes como converter a corrente alternada, transformar a tensão entre diferentes voltagens, filtrar os ruídos e estabilizar a corrente no geral. Já a fonte é o que transmite essa energia, sendo a parte que está diretamente ligada na tomada.

Não é obrigatório utilizar a mesma fonte que acompanha o produto, sendo possível adquirir uma melhor à parte para melhorar o desempenho da fita. Ainda assim, por ser um produto com preços mais em conta, é sempre mais vantajoso investir em uma opção de qualidade, que já venha com todos os componentes em sua melhor forma para evitar dor de cabeça.


Quanto tempo a fita LED pode ficar ligada?

Retomando a dúvida anterior, essa é uma questão diretamente relacionada ao que já falamos anteriormente. Fitas de boa qualidade podem durar até 5 mil horas, enquanto as demais chegam a 30 mil. Sendo assim é possível deixar suas luzes ligadas por horas a fio sem se preocupar em substituí-las por um bom tempo, mas aqui também entra outro ponto importante: o uso consciente.

Mesmo sendo mais econômicas, isso não significa que devemos deixá-las ligadas o tempo inteiro, pois querendo ou não, ainda é um gasto de energia. Além disso não ser nada convencional para a conta de luz no fim do mês, ainda prejudica o meio ambiente. O consumo varia de fita para fita: um modelo padrão, que não muda de cor, fica na casa dos 24 watts por rolo; em um modelo RGB, pode variar entre 36 e 72 watts, ou seja, gasta mais energia.


fita led colorida


É importante ser consciente e deixar para usar somente quando os efeitos de iluminação tiverem um impacto maior, como durante a noite ou somente quando estiver presente no cômodo em questão. Com os modelos smart, isso acaba se tornando mais fácil, já que é possível programar os horários de funcionamento da fita, fazendo com que liguem sozinhas quando escurecer e desliguem no momento que achar ideal.

Por todos esses motivos, as fitas LED smart acabam sendo superiores em todos os aspectos, tanto em usabilidade quanto em durabilidade. 



Denunciar publicação
    000

    Indicados para você