Comunidade Casa Inteligente
Comunidade Casa Inteligente
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Como usar dispositivos inteligentes como sistemas de alerta

Como usar dispositivos inteligentes como sistemas de alerta
Positivo Casa Inteligente
ago. 30 - 5 min de leitura
000

Internet das Coisas (IoT) vem possibilitando que cada vez mais processos rotineiros possam ser automatizados, incluindo diversos aspectos voltados para a segurança. Praticidade e conveniência certamente são qualidades atrativas, mas contar com um sistema de monitoramento moderno e remoto, que ajude o morador a se manter informado de qualquer lugar, certamente é um diferencial único.

As casas inteligentes são residências conectadas a uma série de dispositivos tecnológicos, todos compatíveis com os recursos da já citada Internet das Coisas. Isso significa que eles podem se conectar à rede e trocar informações entre si, automatizando diversos processos e criando um ecossistema smart para o dia a dia. Não se limitando somente em funções que facilitem aspectos banais do cotidiano, também é possível criar um sistema de segurança completo, que atenda a todas as suas necessidades com apenas alguns acessórios.

Com os dispositivos certos, você consegue monitorar e receber notificações no smartphone a respeito de possíveis invasões, acidentes ou situações específicas que demandam algum cuidado, como o auxílio a pessoas com algum tipo de deficiência, por exemplo. Neste artigo, falaremos em mais detalhes sobre cada uma dessas categorias e como uma casa inteligente pode ajudar a criar alertas relacionados.

Prevenção contra acidentes

Acidentes domésticos envolvendo incêndios e vazamentos de gás são situações perigosas, pois muitas vezes todos os riscos vão surgindo silenciosamente, sem que o morador perceba. Quando uma casa apresenta problemas do gênero, dificilmente se trata de algo que surgiu do acaso e sim de algumas questões que já se fazem presentes na estrutura há algum tempo.

Podemos citar como exemplo os curto circuitos, que podem ocorrer em qualquer parte da instalação elétrica e, muitas vezes, do lado interno da alvenaria. Isso representa um risco muito grande, pois essas falhas elétricas podem causar um incêndio de uma hora para outra, colocando todos os moradores em perigo. Por isso, contar com dispositivos que sejam capazes de monitorar algumas dessas circunstâncias e notificar o morador a respeito sempre é um recurso muito bem-vindo.

incêncdio elétrico em uma tomada

Hoje já existem dispositivos smart específicos para detecção de problemas do gênero, sendo capazes de identificar vazamentos de gás, falhas na instalação elétrica e outras situações de risco. Com um Smart Plug Wi-Fi da Positivo Casa Inteligente, por exemplo, você consegue monitorar o consumo de eletricidade de uma tomada específica, o que facilita na hora de encontrar possíveis pontos de curto circuito. Quando algo está fora do normal, esses aparelhos enviam notificações que permitem tomar uma atitude preventiva.

Prevenção contra invasões

Infelizmente, problemas de segurança pública ainda são recorrentes, então precisamos proteger nossos lares de possíveis furtos e invasões. Para isso, a variedade de dispositivos inteligentes é ainda maior, então você pode equipar sua casa com câmeras de segurança, fechaduras e sensores de movimentos – tudo com tecnologia smart!

Com as câmeras da Positivo Casa Inteligente, é possível monitorar tudo diretamente do smartphone, ampliar a imagem, escutar o som ambiente e, dependendo do modelo, até mesmo acompanhar automaticamente a movimentação de quem passar pelo campo de visão do dispositivo. O morador ainda recebe notificações quando qualquer movimento é captado, permitindo que verifique se algum indivíduo indesejado está na sua residência e, dessa forma, tomando as precauções necessárias a tempo.

Alguns sensores também podem ser instalados nas portas e janelas, notificando quando estão abertas ou emitindo alarmes em casos de atividades suspeitas. Com uma Smart Fechadura Wi-Fi da Positivo Casa Inteligente, por exemplo, é possível receber alertas de quando a porta estiver destrancada, além de poder fazer isso remotamente. Ao equipar alguns acessórios adicionais, você garante que a porta se trancará automaticamente sempre que for fechada e ainda consegue incluir algumas camadas extras de segurança.

Ajuda para pessoas com necessidades especiais

Todos os dispositivos utilizados para reforçar a segurança da sua casa também podem ser usados para auxiliar nos cuidados cotidianos de pessoas com necessidades especiais. Seja um idoso ou um indivíduo com alguma deficiência física, é importante estabelecer um método que permita ao cuidador ou parente prestar apoio em momentos necessários e que demandem certa urgência.

mulher na cadeira de rodas trabalhando em casa com vários dispositivos inteligentes

Os idosos, por exemplo, correm um risco maior de sofrer quedas dentro de casa. Caso isso aconteça, dificilmente ele conseguirá se levantar sozinho ou pedir socorro com facilidade, então equipar a casa com modelos de Smart Câmeras Wi-Fi compatíveis com detecção de movimentos ajuda o responsável a saber o que está acontecendo de imediato. A câmera envia uma notificação de detecção de movimento, alertando o morador e abrindo espaço para uma ação mais rápida.

O mesmo vale para quem convive com problemas de saúde mais graves, que podem trazer algumas situações inesperadas que exigem uma tomada de atitudes mais rápida. Essas câmeras também conseguem capturar o áudio do ambiente, então o responsável pelo monitoramento tem total noção de quando algo está errado. São dispositivos completos e altamente eficazes naquilo que propõem.

Com apenas alguns dispositivos smart, você já consegue criar um sistema de alertas totalmente funcional na sua casa. Caso esteja à procura de acessórios do gênero para automatizar sua residência, não deixe de olhar o catálogo de produtos da Positivo Casa Inteligente!



Denunciar publicação
    000

    Indicados para você