Comunidade Casa Inteligente
Comunidade Casa Inteligente
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

3 vantagens de um sistema de monitoramento inteligente residencial

Positivo Casa Inteligente
fev. 9 - 7 min de leitura
000

As pessoas estão constantemente buscando novas formas de manter sua casa segura, afinal não existe nenhum método que seja definitivo ou garanta 100% de eficácia. Com o avanço da tecnologia, as principais ferramentas utilizadas foram aprimoradas e hoje já é possível contar com um sistema de segurança avançado, que dispõe de vários recursos bastante úteis no dia a dia. Tudo isso é possível graças às tecnologias inteligentes, que através da Internet das Coisas (IoT), criam uma rede de dispositivos que pode ser acessada de qualquer lugar.


Em termos de segurança, os dispositivos voltados para monitoramento são indispensáveis em uma residência. Não é de agora que as pessoas equipam suas casas com câmeras de vigilância, mas hoje elas já estão muito mais avançadas e, com a linha inteligente, oferecem mais facilidades para a instalação e monitoramento. A Smart Câmera Wi-Fi, por exemplo, não precisa de um técnico para instalar. Além disso, o acesso às imagens pode ser feito de forma remota (através do celular) e permite a criação de automação através de aplicativo. 


Ainda assim, muitas pessoas ficam com um pé atrás na hora de fazer esse investimento, seja por achar desnecessário ter um sistema de monitoramento residencial ou por receio de não conseguir se adaptar bem a essas novas tecnologias. Abaixo listamos algumas das principais vantagens que certamente vão fazer você mudar de ideia!


Mais segurança para todos

É evidente que a principal vantagem de contar com um sistema de monitoramento residencial é a segurança que ele proporciona. É muito comum que as pessoas se sintam preocupadas de forma constante todas as vezes que saem de casa, o que inclusive prejudica momentos de lazer, como é o caso de viagens, que a princípio deveriam relaxar e não gerar mais preocupação.

mulher viajando de carro usando o celular para checar as câmeras de segurança inteligentes de sua casa


Com um sistema de monitoramento inteligente é possível observar sua casa de onde estiver, tudo através do smartphone! As câmeras da Positivo Casa Inteligente são conectadas à internet, então quando estiver fora, basta abrir o nosso app e selecionar qual câmera deseja conferir. Elas transmitem imagens em tempo real, precisando apenas que o celular tenha acesso à internet para poder monitorar tudo à distância e sem dificuldades.


Além de  proporcionar mais tranquilidade quando a casa estiver vazia, também ajuda a monitorar crianças e pets, quando for necessário deixá-los sozinhos ou com outros responsáveis. Alguns modelos da Smart Câmera da Positivo Casa Inteligente contam com detector de movimentos e áudio bidirecional, sendo possível escutar, conversar e acompanhar a movimentação do que estiver ao alcance da câmera. Todos esses recursos certamente vão deixar seu dia a dia e o de sua família mais tranquilo e seguro.


Conforto e praticidade

Por se tratar de uma tecnologia avançada, muita gente acha que não conseguirá se adaptar ou sequer utilizar as Smart Câmeras Wi-Fi. A boa notícia é que esses dispositivos são projetados para serem usados de forma simples e prática, facilitando a experiência também para quem não tem muita familiaridade com recursos tecnológicos.


Tudo já começa na instalação, que é simples, sem exigir cabos de internet e um monitor exclusivo para transmitir suas imagens. A Smart Câmera Wi-Fi precisa apenas ser ligada a uma tomada, além de ter um design bem compacto, ou seja, cabe em qualquer lugar!


Uma vez que estiver posicionada no local desejado, basta parear com o app Positivo Casa Inteligente através do Wi-Fi para começar a monitorar de qualquer lugar! Alguns modelos têm suporte para serem fixados na parede, enquanto outros precisam ficar sob uma superfície. Verifique se o modelo é apenas para ambiente interno ou se também pode ser utilizado na parte externa. Um diferencial entre os modelos é a proteção contra jatos de água (IP65), classificação que a Smart Câmera Wi-fi com Bateria tem.   


A segurança eletrônica reduz riscos de arrombamento

De acordo com dados do Sistema de Informações Criminais (Infocrim) coletados em 2020, somente no Estado de São Paulo foram registrados 12 mil furtos e roubos em casas e condomínios, ao longo daquele ano. Isso equivale a, pelo menos, uma tentativa de arrombamento por hora! Na maioria dos casos, os criminosos priorizam residências mais vulneráveis, que sejam fáceis de entrar e sair de uma forma rápida e sem serem notados.


Por isso, um sistema de monitoramento residencial reduz drasticamente esses riscos, já que os criminosos pensam duas vezes antes de arrombar um local com vigilância. Caso decidam arriscar da mesma forma, o morador pode acionar a polícia assim que notar algo de errado nas imagens transmitidas pelo smartphone, então é possível interromper o roubo antes deles levarem seus pertences.


Investir em um sistema de monitoramento é útil para todos os casos, até mesmo para quem já foi vítima desse tipo de crime antes. Quando os criminosos conseguem invadir sua casa uma vez, eles já conhecem as vulnerabilidades do local e tendem a voltar novamente, então instalar câmeras de segurança é a melhor forma de reduzir drasticamente os riscos de passar por isso outra vez.


Armazenar imagens para acessar quando necessário

homem segurando um celular com um ícone de armazenamento na nuvem acima


Todo modelo de câmera de vigilância mais moderno conta com suporte para cartão de memória e microSD, armazenando as gravações mais recentes em arquivos de alta qualidade. Dessa forma, o morador consegue analisar qualquer registro que for necessário quando quiser, podendo criar arquivos de acordo com as datas das gravações.


É claro que, quanto maior a qualidade de gravação, maior o tamanho dos arquivos, então seria necessário transferir regularmente tudo que está no cartão de memória para um computador ou um HD externo, evitando que o cartão fique lotado. O ideal seria deixar tudo guardado na nuvem, em um servidor online que permita acessar seus arquivos a hora que quiser e ainda não compromete seu armazenamento interno.


Todas as câmeras da Positivo Casa Inteligente possuem suporte para MicroSD, mas nós também contamos com nosso próprio serviço de armazenamento online: a Smart Nuvem. Pagando uma assinatura mensal, é possível armazenar todas as imagens capturadas nos últimos 30 dias pela sua Smart Câmeras Wi-Fi, podendo incluir até cinco dispositivos diferentes, dependendo do plano escolhido.

Dessa forma, você nunca mais vai precisar se preocupar com espaço para armazenar seus arquivos de vídeo!


Vale a pena?

A segurança do lar é sempre uma prioridade para muitos brasileiros. As câmeras convencionais entregam esse conforto, mas, além de poder exigir adaptações na sua casa, costumam ser instaladas por profissionais especializados, elevando o preço final do investimento. 


As câmeras inteligentes como a Smart Câmera Bot Wi-Fi 360º possuem uma instalação simples, sem exigir a contratação de profissional para começar o monitoramento. Além disso, o custo-benefício fica mais evidente com o conforto de visualizar as imagens direto pelo próprio celular, de qualquer lugar, desde que esteja conectado na internet. Esse modelo de smart câmera, por exemplo, possui a visão 360º, ampliando a segurança e controle em ambientes internos da casa. Já a Smart Câmera Wi-Fi com Bateria tem uma instalação ainda mais simples, pois não possui fios para o funcionamento. 

A Positivo Casa Inteligente possui uma boa diversidade de câmeras de vigilância smart, cada uma com características e funcionalidades próprias. Acesse nosso site e confira em detalhes os modelos disponíveis!



Denunciar publicação
    000

    Indicados para você