Comunidade Casa Inteligente
Comunidade Casa Inteligente
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Criando rotinas com o Google Home

Criando rotinas com o Google Home
Positivo Casa Inteligente
out. 12 - 5 min de leitura
000

Atualmente, o Google é uma das empresas que mais oferece recursos de integração e compatibilidade com dispositivos inteligentes. Seja pelo aplicativo Google Home ou através do seu assistente virtual, todos que têm uma smart home podem garantir total controle do seu ecossistema de dispositivos facilmente com essas ferramentas, com destaque para o Google Assistente, que é capaz de deixar sua rotina automatizada ainda mais dinâmica.


O assistente do Google é uma inteligência artificial semelhante à Alexa da Amazon, que responde a diversos comandos de voz para realizar uma infinidade de funções. Hoje é possível usufruir de seus recursos tanto pela linha de smart speakers Google Nest quanto por qualquer dispositivo que conte com sistema Android, como um smartphone ou um tablet. Uma vez que você já tenha acesso ao assistente, basta adquirir alguns aparelhos smart para integrá-los entre si e começar a aproveitar um dia a dia mais automatizado.


Indo além de controlar cada dispositivo individualmente por comando de voz, também é possível dar autonomia ao Google Assistente, permitindo que ele controle automaticamente certas funções em horários pré-determinados. Isso é chamado de “criação de rotinas” e, a seguir, explicaremos melhor como é possível utilizar seu assistente para controlar a iluminação da sua casa inteligente.


Primeiramente, é importante enfatizar que o Google Assistente só consegue controlar remotamente dispositivos que tenham tecnologia inteligente, pois esse é um recurso exclusivo da Internet das Coisas. Todo aparelho smart tem a capacidade de se conectar à rede e assim trocar informações constantes entre si, o que permite a criação das rotinas. Sendo assim, no caso da iluminação, não é possível fazer isso com lâmpadas comuns. 

O primeiro passo é adquirir algumas lâmpadas smart LED, que podem ser instaladas em qualquer lugar da casa que tenha acesso ao Wi-Fi. Uma vez que forem colocadas nos cômodos desejados, já é possível pareá-las com o aplicativo do fabricante (que no caso seria o Positivo Casa Inteligente) ou pelo Google Home, que já possui integração direta com o Google Assistente e pode tornar esse processo ainda mais fácil. Essas lâmpadas estão disponíveis em uma variedade de modelos, então também é possível encontrar na forma de painéis e fitas smart LED, que já cobrem uma extensão maior.

Uma lâmpada smart LED possui diferentes funções, então além de controlar sua ativação remotamente, também é possível alterar sua cor e intensidade como bem entender. Tudo isso fica disponível dentro do próprio aplicativo, assim como por comandos de voz específicos, mas também é possível incluir cada função individualmente dentro de suas rotinas.


Criando rotinas com o Google Home

assistente-de-voz-do-google

Antes de começar a programar sua rotina, certifique-se de ter tanto o Google Home quanto o Google Assistente em suas versões mais recentes para garantir o melhor funcionamento possível. Todas as tarefas que você desejar atribuir ao assistente deverão ser configuradas pelo Google Home, independente se for só pelo smartphone ou caso tenha um Google Nest em casa. Basta seguir este passo a passo:

  • Abra o Google Home e clique em “Adicionar” (representado pelo símbolo de +) no canto superior esquerdo da tela;
  • Clique em “Configurar dispositivo” e depois em “Novo dispositivo”;
  • Selecione as lâmpadas LED smart que aparecerem na tela e defina nomes diferentes para cada uma como “luz da sala” ou “luz do quarto”;
  • Uma vez que configurar todas as lâmpadas, volte para o menu principal e selecione “Rotinas”;
  • Seleciona a opção “Adicionar” na parte inferior da tela e depois selecione o menu “Como começar”;
  • Selecione o dispositivo desejado, que no caso serão as lâmpadas smart LED, e depois clique em “Adicionar condição de início”;
  • Nesse menu, você deverá definir qual fator iniciará sua rotina. Pode ser um comando de voz, um horário específico, um alarme ou a chegada do dia e da noite, de forma automática;
  • Após isso, selecione “Ações da rotina” e depois “Adicionar ação”. Aqui você definirá o que acontece, podendo acender ou apagar a luz, alterar sua intensidade, cor etc. É possível definir diferentes comandos para horários específicos, então customize como desejar;
  • Quando terminar de editar a rotina, basta clicar em “Salvar” e pronto, o Google Assistente cuidará do resto.

Esse é um procedimento bem simples que pode ser editado e alterado quando quiser. Vale lembrar que o Google Assistente também reconhece comandos de voz específicos para horários, por exemplo “Ok Google, ligue (nome da lâmpada no Google Home) às 18h”; por mais que esteja a minutos ou horas de distância do horário especificado, ele é capaz de entender e atender ao pedido com precisão. Contudo, esse acaba sendo apenas um comando isolado e não se configura como rotina, então para garantir que ele repita a mesma ação diariamente, é necessário fazer essa programação.

Está à procura de lâmpadas LED smart e outros dispositivos inteligentes para equipar na sua casa? Não deixe de conferir os nossos dispositos! 




Denunciar publicação
    000

    Indicados para você