Comunidade Casa Inteligente
Comunidade Casa Inteligente
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Criando rotinas para salvar o meio ambiente

Criando rotinas para salvar o meio ambiente
Felipe de Andrade Maass
fev. 23 - 2 min de leitura
030

Criar rotinas para ligar e desligar aparelhos de IoT pode ser ecologicamente correto ao reduzir o desperdício de energia e diminuir a pegada de carbono da sua casa. Aqui estão algumas dicas sobre como criar rotinas eficazes.

  1. Identifique os aparelhos que consomem mais energia: Faça uma análise dos seus aparelhos IoT e identifique os que consomem mais energia. Eletrodomésticos como geladeira, forno, ar-condicionado, máquina de lavar roupa, entre outros, geralmente consomem mais energia.

  2. Crie rotinas personalizadas: Uma vez identificados os aparelhos de IoT com maior consumo, crie rotinas personalizadas para ligar e desligar esses aparelhos com base no seu estilo de vida. Por exemplo, você pode configurar o ar-condicionado para ligar 30 minutos antes de chegar em casa e desligar quando sair de casa. Ou ainda, pode programar a máquina de lavar roupa para iniciar durante as horas de menor demanda de energia.

  3. Utilize sensores de presença: Sensores de presença podem ser usados para ligar e desligar os aparelhos de IoT de acordo com a presença de pessoas na casa. Por exemplo, você pode configurar as luzes para se apagarem automaticamente quando não houver ninguém em casa.

  4. Monitore o consumo de energia: Monitore o consumo de energia dos seus aparelhos de IoT regularmente para garantir que suas rotinas estejam funcionando corretamente e otimizando a eficiência energética da casa.

  5. Escolha aparelhos com certificação energética: Quando for comprar aparelhos de IoT, escolha aqueles com certificação energética. Eles são mais eficientes e consomem menos energia do que os aparelhos comuns.

Com essas dicas, você pode criar rotinas personalizadas para ligar e desligar seus aparelhos de IoT de maneira ecologicamente correta e reduzir o consumo de energia na sua casa.



Denunciar publicação
    030

    Indicados para você