Quando eu era criança, imaginava as possibilidades do futuro. Quais invenções mágicas iriam me rodear? Eu imaginei carros voadores, grandes robôs, mas a verdade é que a simplicidade que eu queria e precisava mesmo era algo como acender a luz. Isso mesmo, acender a luz. Para uma pessoa com deficiência, aquilo que está ao lado pode ser o mais necessário de se transformar, pequenos detalhes do dia a dia.
Foi por isso que há alguns anos, na última reforma do meu quarto, pedi para que houvessem interruptores baixos e de fácil acesso para eu apagar as luzes com independência e autonomia. Quem diria que, anos depois, teríamos automação residencial para que em um comando de voz eu pudesse ter o conforto de acender e desligar diversas coisas na minha casa. E ainda de forma menos complicada, sem mudar toda fiação, somente substituindo as lâmpadas convencionais pela lâmpada smart e fazendo a conexão com a minha rede wi-fi via aplicativo.
Para acender a luz, não precisamos mais ir até um interruptor, que muitas vezes não está em fácil acesso. O controle por voz da iluminação é uma forma que faz com que mais pessoas consigam acionar luzes e outros acessórios com apenas um comando. Lembrando sempre que é importante existir possibilidades que se encaixem nas necessidades de cada pessoa.
O futuro chegou, de formas que eu não esperei, sonhei, em tantos âmbitos. Espero que continuem pensando em cada acesso, o futuro tem que ser para todos.
Você já acendeu a luz para acessibilidade hoje?