Comunidade Casa Inteligente
Comunidade Casa Inteligente
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Minha automação de estudos

Minha automação de estudos
Matheus
ago. 29 - 2 min de leitura
030

Depois desses últimos anos de pandemia, um dos "novos normais" que podemos observar é a maior permanência nas nossas casas (quando possível), seja para trabalho, estudos e até mesmo lazer. Contudo, mesmo que para muitos isso seja visto como uma vantagem, nem sempre conseguimos regular o tempo que gastamos nessas atividades, por estarmos sempre num mesmo ambiente. 


Foi pensando nisso que decidi mudar um pouco a forma que policio meus horários, principalmente os de estudo. Dessa forma, imaginando um pouco e também me baseando em algumas ideias da própria Comunidade Casa Inteligente, acabei aperfeiçoando uma automação que já usava algum tempo e decidi compartilhá-la.


OBS: No meu caso eu utilizo duas lâmpadas smart positvo (uma no teto e outra num abajur de mesa).


Nesse sentido, criei uma rotina que se resume em: 

  1. Alertar quando já passou das 10 horas da noite
  2. Mudar a cor das lâmpadas para um tom mais amarelado
  3. Reduzir gradativamente a intensidade das Lâmpadas


De uma forma prática, ao chegar às 22:00, meu abajur pisca duas vezes entre as cores vermelha e branca, e logo em seguida tanto o abajur quanto a luz do teto são alterados para um branco mais quente, e depois de 15 minutos a intensidade é reduzida (para criar um ambiente mais calmo para dormir).


Para fazer isso, basta entrar no aplicativo Positivo Casa Inteligente e criar uma rotina que seja ativada no horário que se encaixar melhor para você (no meu caso as 22:00). Em seguida, escolha a lâmpada que deseja utilizar e alterne duas vezes entre o modo colorido (cor vermelha) e o modo luz branca (intercalando esses modos com um atraso de 1 segundo).

Isso fará com que a lâmpada pisque duas vezes a cor desejada, permitindo saber que já bateu as 22h


Depois disso é simples, basta programar,  na mesma automação, que as lampadas do teto fiquem mais amareladas e colocar um atraso de 15 minutos, para que passado esse tempo as lampadas diminuam a intensidade/brilho.


Tenho utilizado essa rotina à uma semana e acho que o efeito foi positivo.

Mas e você? tem alguma rotina parecida para compartilhar? 



Denunciar publicação
    030

    Indicados para você