Comunidade Casa Inteligente
Comunidade Casa Inteligente
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

O que aprendi após instalar 6 fechaduras inteligentes.

O que aprendi após instalar 6 fechaduras inteligentes.
Bruno Argenton
jan. 18 - 5 min de leitura
020

É hora de compartilhar minhas experiências pessoais e ajudar aqueles que estão enfrentando dúvidas e desafios na escolha e instalação de uma fechadura inteligente. Neste texto, vou manter uma abordagem objetiva e direcionada especificamente para os membros da comunidade que estão considerando comprar uma fechadura para instalar ou já compraram, mas ainda não se sentem confiantes em instalá-la.

Convido os membros da comunidade a deixarem comentários, e farei o meu melhor para respondê-los.

1. Compatibilidade é importante.

A compatibilidade é uma coisa super importante a se considerar antes de comprar uma fechadura inteligente. Infelizmente, o meu apartamento atual não é compatível com a Smart Fechadura da Positivo, devido a alguns milímetros de diferença. Mas, eu não fiquei triste, eu não chorei, e nem devolvi o produto. Eu achei uma solução. Eu comprei uma fechadura convencional completa da marca PADO, que é compatível com a fechadura inteligente Positivo e substituí a minha porta atual. Eu comprei o modelo PADO COPA Cromado (962-80E), e foi uma sorte que ela encaixou quase perfeitamente na furação original. Com a fechadura PADO, eu consegui instalar a Smart Fechadura Positivo, sem problemas.

2. Fique atento ao manual!

O processo de instalação está descrito no manual. Apesar de simples, é um produto novo para todo mundo. A Positivo desenvolveu ele do zero, então para a maioria de nós, leigos ou mesmo os adeptos do "faça você mesmo", existem poucas referências para conseguirmos sair instalando às cegas. É SIM possível fazer o Do-It-Yourself do fim de semana instalando sozinho, lendo o manual. Vou escrever novamente: não depreze o manual!

3. Vá no seu tempo.

Se possível, dedique um fim de semana! A fechadura é prática e é rápida de instalar, eu sei! As ultimas que instalei, fiz em poucos minutos, mas na primeira vez, tive que ir devagar. Vá devagar, faça com calma, faça testes, ligue o produto antes de instalar, veja como ele se movimenta, atualize o firmware (importante!). Pode parecer bobo, mas se certifique de não ficar trancado para fora! Teste tudo com a porta aberta antes de sair utilizando. Teste o giro da chave física, teste abertura pelo App, teste o bluetooth do seu aparelho. Teste tudo de porta aberta!

4. A chave física não é para uso diário!

A fechadura vem com uma chave física que pode ser utilizada para abrir/fechar por fora e isso é incrível! Mas e aí, você comprou a fechadura inteligente, e vai ficar utilizando chave física? Sai dessa. Deixe uma cópia no carro, no vizinho, no amigo(a) para emergências, e muito cuidado ao girar a chave física. Dependendo da porta e da instalação, um leve desalinhamento pode causar uma resistência maior no giro, e neste caso se forçar todos os dias, como qualquer chave, pode quebrar! Lembrando que, se quebrar, não tem nenhum motivo para desespero. Vá na farmácia/supermercado/chaveiro/loja de ferragens mais próxima e compre uma pinça, ou um alicate fino, retire o pedaço que ficou no cilindro e a vida segue. Além disso, um bom chaveiro faz uma cópia desta chave, se necessário.

5. Keypad é vida

Invista um pouco mais e compre um Keypad. O produto é maravilhoso esteticamente e sensacional no uso. Você pode configurar se as teclas fazem "bip" ou não, e pode criar até 10 senhas para todo mundo utilizar. A instalação do Keypad é super simples, mas lembre-se de desligar o bluetooth do cel após configurar, para que ele consiga se comunicar devidamente com a fechadura. Se por acaso os comandos da fechadura não corresponderem com o executado no keypad, lembre-se que pode ser o bluetooth do seu celular interferindo na conexão. Nada grave, apenas feche o App ou desligue o bluetooth que tudo irá funcionar bem. Na prática? Uso o produto há meses e isso nunca atrapalhou de forma significativa.

6. Use o assistente de voz.

Configurar o fechamento/abertura da porta pela Alexa é uma experiência incrível. Já imaginou você, deitado na cama e lembrando que esqueceu de chavear a porta? Manda a Alexa fechar pra você. Para abrir, ela pede para você configurar um código para confirmar que é você mesmo tentando abrir a porta.

Conclusão:

Após meses de utilização, ainda não precisei carregar a bateria (aliás, palmas para essa bateria), nunca fiquei trancado para fora e nunca precisei utilizar a chave reserva. O produto funciona como prometido e traz uma experiência incrível ao usuário. Como qualquer produto, irá evoluir com o tempo, mas a experiência desta primeira versão é excelente e recomendo para todos!


Denunciar publicação
    020

    Indicados para você