Comunidade Casa Inteligente
Comunidade Casa Inteligente
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

O que preciso saber antes de escolher uma lâmpada inteligente?

O que preciso saber antes de escolher uma lâmpada inteligente?
Positivo Casa Inteligente
set. 26 - 5 min de leitura
000

As lâmpadas inteligentes costumam ser um dos primeiros acessórios adquiridos por pessoas que estão começando a investir em automação residencial. Capazes de proporcionar controles totalmente remotos à iluminação da sua casa e até mesmo disponibilizar cores e intensidades customizáveis, essas lâmpadas são um dos dispositivos mais úteis que você pode ter na sua casa inteligente, então com certeza é um investimento que vale a pena.

Justamente por ser um produto versátil e cheio de possibilidades, é comum encontrar diversos modelos de lâmpadas smart disponíveis no mercado. Quem não é muito familiarizado com esse tipo de tecnologia pode se sentir confuso na hora de escolher qual atende melhor suas necessidades – afinal, são muitas funções diferentes para levar em consideração! Contudo, não é tão difícil encontrar uma alternativa ideal para suas expectativas, desde que você já saiba bem o que está procurando.

Neste artigo, separamos as principais características das lâmpadas inteligentes e tudo que você deve considerar antes de realizar a compra. Dessa forma, ficará bem mais fácil identificar se um determinado modelo se adequa ou não no seu dia a dia.


Funções básicas

A começar pelo mais básico, as lâmpadas inteligentes se diferenciam das demais devido à sua capacidade de se conectar à internet e trocar informações com outros dispositivos semelhantes. Dessa forma, é possível controlar a iluminação da sua casa diretamente pelo smartphone, designando comandos através do app do fabricante.

As funções mais simples das lâmpadas smart incluem acender ou apagar remotamente (literalmente de qualquer distância, desde que o celular tenha acesso à internet) e programar rotinas inteligentes, ou seja, definir horários pré-determinados para que suas luzes funcionem automaticamente, sem a necessidade de receber comandos continuamente. Tudo isso representa o básico do dispositivo, então você pode esperar que qualquer modelo de lâmpada inteligente traga esse conjunto de funcionalidades.

Outro diferencial seria a possibilidade de controlá-las por comandos de voz, através de assistentes virtuais como o Google Assistente ou a Alexa. Caso esse seja um recurso do seu interesse, fique atento às especificações do produto, pois nem todos são compatíveis com essa função.


Customização

Muitas lâmpadas inteligentes vão além dessa parte mais básica e buscam oferecer funções adicionais que podem ser úteis de diferentes formas. A começar pela regulação de temperatura, com uma única lâmpada pode ser possível usufruir de luz quente ou fria, assim como definir a intensidade ideal para a situação em questão. Dessa forma, você consegue aproveitar momentos de lazer e relaxamento ou se concentrar melhor em suas atividades.

Algumas possibilitam até mesmo mudar a cor da luz, podendo personalizar o ambiente e agregar valor à decoração da casa! Todas essas possibilidades de customização fazem desses modelos ideais para qualquer ocasião e elevam sua utilidade a outro nível, então quem procura por dispositivos mais completos vai tirar mais proveito dessas opções. Geralmente elas se encontram em lâmpadas com design mais tradicional, mas ainda existem alguns modelos diferenciados, como é o caso das fitas LED inteligentes, que trazem funções semelhantes.

smart lâmpada wi-fi da Positivo Casa Inteligente com a cor azul


Usabilidade

Antes de comprar algum dispositivo inteligente, é sempre bom verificar sua compatibilidade com outros acessórios, já que a intenção nunca é utilizá-los de forma individual. O verdadeiro diferencial das smart homes é criar um ecossistema inteligente, onde vários aparelhos funcionem em harmonia e trocando informações entre si constantemente.

Ainda não existe um modelo de linguagem universal para todos os dispositivos disponíveis no mercado, então o mais recomendado é adquirir produtos de uma mesma marca, pois esses possuem compatibilidade garantida. Um exemplo: se você pretende automatizar outros elementos da sua casa no futuro, seria prudente investir em uma Smart Lâmpada Wi-Fi da Positivo Casa Inteligente, já que você tem a certeza de que qualquer outro dispositivo da marca funciona com esses modelos.

Se tratando de casas inteligentes, é sempre recomendado pensar a longo prazo, já que a tendência sempre é investir em mais dispositivos. Sendo assim, nunca deixe de se informar mais a respeito da usabilidade do produto!


Finalidade

Aqui já entraria uma pergunta mais pessoal, que não depende do produto em si e sim da finalidade que terá na sua casa. Pergunte-se: onde vou instalar essa lâmpada? Cada cômodo demanda um produto diferente, já que será utilizado com propósitos diferentes, então a partir desse questionamento você conseguirá definir com mais facilidade quais modelos são mais adequados.

mulher lendo sob a luz de uma luminária

É claro que você sempre terá a possibilidade de trocar sua lâmpada de lugar, então caso opte por uma alternativa mais completa, é possível encontrar diversos fins para um mesmo dispositivo, sempre levando em consideração a necessidade do momento. Por isso, acaba sendo vantajoso investir nesses modelos com tudo que se tem direito, pois toda função é bem-vinda em diferentes contextos do cotidiano.


A Positivo Casa Inteligente trabalha com todas as alternativas de lâmpadas inteligentes citadas aqui, das mais simples até as mais completas. Não deixe de acessar nosso site e olhar nossa linha de produtos – você certamente encontrará o que está procurando!



Denunciar publicação
    000

    Indicados para você