Comunidade Casa Inteligente
Comunidade Casa Inteligente
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Os benefícios de ter uma casa inteligente para pessoas com mobilidade reduzida

Os benefícios de ter uma casa inteligente para pessoas com mobilidade reduzida
Positivo Casa Inteligente
set. 23 - 5 min de leitura
000

Todo assunto voltado para tecnologia costuma ser assimilado a um público mais jovem, que convive com esse tipo de tendência e já está acostumado com as transformações que elas causam no nosso dia a dia. Contudo, os avanços tecnológicos também podem ser grandes aliados dos idosos e pessoas que convivem com algum tipo de limitação física, pois por meio da automação residencial é possível viver com muito mais acessibilidade.

As casas inteligentes estão se popularizando gradativamente e, aos poucos, se fazendo mais presentes nos lares brasileiros. Através delas, as pessoas conseguem automatizar processos simples do dia a dia, como a iluminação de um cômodofatores de segurança e até mesmo a limpeza da residência, dependendo do dispositivo utilizado. São recursos práticos para qualquer pessoa, mas com certeza conseguem ter um impacto muito maior na vida daqueles que enfrentam dificuldades para realizar até mesmo as tarefas mais simples.

Neste artigo, falaremos um pouco sobre como as tecnologias inteligentes e a automação residencial podem ser de grande ajuda para pessoas idosas ou com alguma deficiência. Em termos de acessibilidade, não existe nada mais eficaz do que uma smart home!

Mais controle e praticidade

Os dispositivos conectados a uma casa inteligente precisam de internet para funcionar, pois é sua conexão com a rede que define seus principais diferenciais. Uma vez que forem identificados pelo Wi-Fi da casa, é possível controlá-los remotamente direto pelo smartphone! Para isso, basta utilizar o app da Positivo Casa Inteligente

A partir desse app, o morador tem total acesso a cada função dos seus dispositivos conectados. É possível controlar cada um com a facilidade de um toque na tela, programar rotinas inteligentes e até mesmo monitorá-los à distância, sem a necessidade de estar em casa para isso. Para uma pessoa com mobilidade reduzida, esses recursos são extremamente úteis!

Além de tudo isso, também é possível controlar todos por comandos de voz, com a ajuda de assistentes virtuais como o Google Assistente e a Alexa da Amazon. Essa é uma possibilidade ainda mais atrativa em certos casos, pois permite que o morador ative funções apenas dizendo algumas palavras, dispensando a necessidade de usar seu smartphone o tempo inteiro.

O fator “remoto” é uma das grandes vantagens das casas inteligentes e se destaca como uma função fundamental na vida de pessoas com limitações variadas. Você só precisará de um celular, um assistente virtual e dos dispositivos certos!

Mais segurança

Além de toda a praticidade de controlar diversas funções da casa remotamente, esse recurso também proporciona mais segurança no dia a dia. No caso de uma pessoa que precisa de supervisão, é possível instalar câmeras smart pela casa, dessa forma garantindo que o responsável monitore tudo pelo celular. As câmeras capturam áudio e algumas possuem até sensor de movimento, acompanhando o indivíduo por todo o seu campo de visão. Se tratando de indivíduos que precisam de cuidados especiais, esses recursos fazem toda a diferença na sua rotina.

As câmeras também são eficazes para manter a casa segura, então acaba sendo um dispositivo versátil e útil de diferentes formas. É possível utilizá-las tanto para fins de cuidados quanto para segurança residencial, então vale a pena investir em quantas forem necessárias.

Automação residencial

Já citamos muitas vantagens de ter dispositivos smart em casa, mas seu verdadeiro diferencial fica a cargo das rotinas inteligentes, que são criadas a partir da automação residencial. Ao equipar diversos acessórios do gênero, é possível criar um ecossistema inteligente, onde todos os dispositivos estão conectados à internet e se comunicam entre si.

Dessa forma, o morador consegue usufruir das suas diversas funções sem se preocupar em designar comandos o tempo inteiro. Através de uma rotina inteligente, é possível programar horários para que um dispositivo ou um conjunto deles funcionem automaticamente, desligando após a conclusão desse período. Tudo isso proporciona uma rotina mais dinâmica e confortável para uma pessoa com limitações, permitindo que ela se concentre em outros afazeres com mais tranquilidade.

É importante ter em mente que as casas inteligentes buscam facilitar a vida das pessoas e que não existem barreiras para usufruir dos seus recursos. A rotina de uma pessoa com mobilidade reduzida pode melhorar muito com um lar mais conectado.

Positivo Casa Inteligente possui dispositivos para as mais variadas necessidades, buscando proporcionar uma vida mais conectada em qualquer aspecto do dia a dia das pessoas. Caso esteja à procura de mais acessibilidade, não deixe de conferir toda a nossa linha de produtos no site!



Denunciar publicação
    000

    Indicados para você