Comunidade Casa Inteligente
Comunidade Casa Inteligente
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Projeto de automação residencial: 3 exemplos para botar em prática

Projeto de automação residencial: 3 exemplos para botar em prática
Positivo Casa Inteligente
out. 10 - 6 min de leitura
000


tecnologia se faz presente em tudo na nossa vida atualmente, e claro que ela gera inúmeras facilidades no nosso cotidiano. Com os smartphones, por exemplo, podemos controlar quase tudo. 

Agora, já pensou em um projeto de automação residencial

Se você ainda não conhece as vantagens da automação residencial ou não sabe por onde começar um projeto desses, confira o conteúdo de hoje!


O que é automação residencial?

Antes de iniciar um projeto de automação residencial, é importante entender o que é isso. A automação residencial é como um conjunto de tecnologias, feitas para tornar os eventos comuns de um local, automáticos. Tais como: móveis, eletrodomésticos, ar-condicionado, cortina, smart TV, aparelhos de música, etc.

A maior parte desses sistemas são integrados à internet, dessa forma pode auxiliar a controlar sua casa remotamente.

A IoT (Internet das Coisas, Internet of Things), está se popularizando não somente fora, mas também no Brasil, impactando diretamente as residências por todo o mundo. Essas tecnologias que prezam pela automação da rotina, oferecem facilidades, por exemplo, programar seu ar-condicionado em um dia de calor para que quando você retornar do seu trabalho o ambiente já se encontre ventilado.

E não é somente isso: sensores, fechaduras e luzes também podem ser automatizados e podem funcionar de onde você estiver. Isso gera uma proposta de personalização para cada pessoa, conforme seu estilo de vida, além de oferecer mais segurança e conforto.


Como começar um projeto de automação?

Agora que você já compreendeu o que é a automação residencial, vamos listar quais os passos que você deve seguir para iniciar o seu projeto. Veja abaixo:


Reflita sobre a eficiência do projeto

É essencial definir tudo o que necessita ser automatizado, por isso, é importante saber o que você e sua casa precisam no seu dia a dia. Dessa maneira, você não corre o risco de refazer o trabalho e nem perder tempo, pois, você vai analisar tudo antes. Além disso, os gastos podem ser reduzidos, afinal o pagamento de uma integração feita de maneira errada, será evitado!


Realize pesquisas

Pesquisar nunca é demais, principalmente quando estamos pensando no nosso lar, nossa segurança e nossos sonhos. Saiba que é extremamente importante pesquisar por empresas, realizar orçamentos, confirmar sobre o que está em alta no mercado, etc. Aproveite também para sanar dúvidas com profissionais da área, eles podem te auxiliar a ter certeza do que você precisa em seu projeto.


Defina as prioridades

Também é essencial analisar quais são as suas prioridades. Seu principal objetivo é conforto e diversão? Então seria legal automatizar aparelhos de som! Ou sua principal vontade é priorizar a segurança de sua família? Nesse caso, por exemplo, uma casa inteligente pode ter fechaduras automáticas e/ou com cadastramento de digitais, oferecendo assim mais segurança para os moradores. 

mulher controlando seus eletrodomésticos pelo tablet

Mesmo após analisar suas prioridades, ainda não sabe por onde começar? Então, confira confira o próximo tópico.


3 exemplos para colocar em prática o seu projeto de automação residencial

Caso esteja precisando de ideias, confira algumas inspirações para seu projeto na lista abaixo:


1. Rotinas de iluminação em casa: com o Smart Bocal Wi-Fi, é possível elaborar projetos de automação residencial para iluminação de uma forma muito simples. Com essa opção, você pode ligar ou desligar as lâmpadas comuns fluorescentes, incandescentes ou LED, diretamente no seu celular.

Além disso, você não precisa se preocupar, pois o produto se encaixa no bocal padrão E27 já existente na sua casa, além de contar com um design compacto e otimizado. Seja dentro ou fora da sua residência, você poderá controlar a iluminação de onde estiver, pois, você pode controlar tudo utilizando o seu celular!


2. Liberação de acessos a distância: se deseja liberar acessos na sua casa, mesmo à distância, saiba que é possível. Você pode fazer isso apenas utilizando o seu smartphone. A melhor solução para isso é o Smart Vídeo Porteiro Wi-Fi, com ele você não vai perder nenhuma visita ou encomenda na sua casa. Além disso, a instalação é facilitada, bastando apenas conectar ao Wi-Fi e pronto!


3. Controle à distância do sistema de segurança: voltando a prioridade da segurança de sua família, o Smart Câmera Wi-Fi é a melhor alternativa, um exemplo de seu uso é que você pode assistir tranquilamente na sala, enquanto o seu bebê dorme no quarto, pois você pode acompanhar o ambiente em tempo real de onde você estiver. Além disso, ele também detecta os movimentos e recebe notificações em seu smartphone se isso acontecer. 

casal liberando acesso para as visitas pelo tablet

Vantagens da automação residencial 

São inúmeras as vantagens da automação residencial, abaixo listamos as principais: 


Economia

A automação residencial gera a redução de custos de energia elétrica, uma vez que todos os dispositivos são ajustados pelo controle e gerenciados pelo seu celular. Dessa forma, você pode ativar e desativar os aparelhos sempre que quiser, o que é uma grande vantagem de uma casa inteligente.


Segurança

É fato que uma casa automatizada é muito mais segura, você pode monitorar o ambiente com câmeras, detectar movimentos e cadastrar digitais, além de controlar os acessos de entrada de onde você estiver.


Conforto

Já imaginou assistir a um jogo da Copa com um sistema de som e imagem totalmente automatizado? Além disso, imagine poder assistir tranquilamente enquanto o bebê dorme e você consegue acompanhar o ambiente em que ele está em tempo real? Conforto e segurança andando de mãos dadas, certo?!

A automatização residencial vai além dos itens citados neste conteúdo, assim como também as vantagens proporcionadas por uma casa inteligente.  Faça uma automação residencial acontecer e curta os benefícios! Em nosso site temos diversas opções para escolher. Qual é o seu favorito?




Denunciar publicação
    000

    Indicados para você