Quando se fala em casa inteligente, quais são os primeiros itens que vêm à sua lembrança? Para muitas pessoas, a imagem de uma conversa com uma assistente pessoal e luzes sendo acesas automaticamente representam o máximo dessa experiência.
Aqui na minha casa, devo dizer que fiquei “viciado” em explorar possibilidades de automação em todos os cômodos da casa. Além da sala, da garagem e do quarto, também investi nas possibilidades de automação da cozinha – e olhe só, há muitas alternativas de automação nesse cômodo.
O que você pode automatizar na cozinha:
Os eletrodomésticos são a “bola da vez” quando se trata de novas tecnologias. Geladeiras, fornos micro-ondas, fornos elétricos e fogões vêm ganhando recursos que permitem integrá-los com smartphones. O resultado é a possibilidade de controlar esses eletrodomésticos com um simples toque na tela do celular.
Porém, há um impeditivo: os eletrodomésticos mais tecnológicos ainda são caros e poucos têm acesso a eles. A boa notícia é que dá para modernizar a cozinha sem precisar gastar muito. Foi exatamente o que eu fiz com alguns poucos itens de casa inteligente.
Começando pelas lâmpadas inteligentes, é claro. Posso apagar e acender as luzes á distância, o que já é uma grande vantagem. Quem nunca saiu da cozinha com as mãos ocupadas com pratos e não pode apagar a luz, tendo que voltar depois? Quem nunca saiu da cozinha e deixou as luzes acesas?
Esse problema foi facilmente resolvido com a criação de rotinas. Em determinados horários, ela está programada para desligar depois de alguns minutos acesa – e nunca mais tive problema em acordar pela manhã e descobrir que as lâmpadas passaram a noite acesas.
Outro item que se tornou essencial é o smart plug. Minha cafeteira não tem nenhum recurso de inteligência – tenho que ligá-la e desligá-la manualmente. Via smart plug eu pude estabelecer uma rotina: todo dia pela manhã, às 7h30, ela liga e começa a preparar o café. É simples assim. Quando acordo, alguns minutos depois, o café está pronto, quentinho.
Eu poderia ainda adicionar um smart plug à torradeira e teria torradas quentinhas no mesmo horário. Está nos planos. Para finalizar, quis dar um toque retrô e romântico à mesa onde faço minhas refeições. Para isso, incluí uma Smart Lâmpada Retrô na parede, como se fosse uma espécie de luminária.
O resultado de tudo isso é um ambiente aconchegante e prático, sem que eu tenha precisado investir muito. Não houve nenhuma despesa com mão de obra e eu mesmo fiz todas as instalações – é tudo muito simples, não tem segredo.
Minha próxima aquisição será um dispositivo com tela, que me permita ver receitas quando eu estiver próxima do fogão – isso sem falar nos recursos de áudio da Alexa que já utilizo para ouvir música enquanto estou cozinhando. Dá pra fazer muita coisa sem precisar gastar tanto.