Comunidade Casa Inteligente
Comunidade Casa Inteligente
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Rede Mesh: por que você precisa na sua casa?

Rede Mesh: por que você precisa na sua casa?
Positivo Casa Inteligente
out. 19 - 5 min de leitura
000

Todo mundo que tem internet em casa sabe como é difícil conseguir aproveitar sua rede doméstica com todo seu potencial em qualquer cômodo da casa. Mesmo utilizando um roteador dual band, a qualidade da conexão sempre se limita ao cômodo onde se encontra o aparelho e depois vai enfraquecendo até chegar ao ponto de ser inexistente em certos lugares da casa. A boa notícia é que esse é um problema que já tem solução e em breve será completamente extinto, graças à tecnologia dos roteadores Mesh.

Existem muitos fatores que contribuem com a perda da qualidade de sinal ao longo da casa. Os principais são a quantidade de dispositivos conectados na mesma rede e o número de obstáculos (paredes) que estão entre o sinal do Wi-Fi e o cômodo em questão. Quanto mais barreiras no caminho, menos intenso fica o sinal e é por isso que a internet costuma ficar lenta ou difícil de conectar em pontos mais distantes do modem. Diversas alternativas já foram lançadas buscando resolver este problema, como os repetidores de sinal, por exemplo; porém, todas apresentam ressalvas e nenhuma delas é tão eficaz quanto a rede Mesh.

A seguir, confira como funciona uma rede Mesh e quais são suas principais vantagens.


O que é rede Mesh?

Esteticamente, um roteador Mesh é idêntico a outro aparelho comum, porém ele conta com um diferencial que dá sentido ao seu nome, que do inglês significa “malha”. Essa rede é composta pelo modem e vários módulos (que já fazem parte do pacote) que devem ser espalhados pela casa para amplificar o sinal do Wi-Fi. Na prática, seria algo semelhante aos repetidores de sinal, porém utilizando uma tecnologia mais inteligente e potente, que consegue espalhar o sinal igualmente por toda a casa com potência máxima, criando uma verdadeira “malha”.

rede Mesh busca consertar todos os problemas que enfrentamos com roteadores convencionais, mas sem deixar de lado nenhuma das tecnologias que já temos. Hoje em dia, toda operadora costuma fornecer um modem dual band, ou seja, que conte com conexão de 2,4 GHz e 5 GHz. Cada uma atende a uma necessidade diferente, sendo a de 2,4 GHz utilizada para maiores distâncias com conexão reduzida e a de 5 GHz para espaços menores com velocidade máxima. A qualidade do sinal independe da velocidade do plano contratado, pois mesmo utilizando a rede de 2,4 GHz, a conexão ainda é enfraquecida em pontos mais distantes.

Os roteadores Mesh também contam com banda dupla, mas vão além: ao invés de disponibilizar duas redes diferentes, uma para cada tipo de conexão, ele mescla ambas em uma coisa só e as altera de forma dinâmica, selecionando qual a mais adequada de acordo com o dispositivo e a distância. Isso permite que diversos dispositivos se conectem à rede Wi-Fi simultaneamente sem sobrecarregar a rede e interferir na qualidade de conexão.


Vantagens da rede Mesh

Além de todas as vantagens já citadas, os roteadores Mesh ainda contam com outros prós que também precisam ser levados em consideração. Um dos grandes problemas de roteadores comuns é a incapacidade de direcionar o sinal do Wi-Fi para pontos específicos, ou seja, não existe uma forma de evitar o bloqueio das paredes, já que eles só conseguem expandir o sinal pela área. A rede Mesh conta com uma tecnologia chamada de beamforming, que transmite o sinal para uma direção pré-determinada, assim eliminando pontos cegos e garantindo que a conexão tenha qualidade em cômodos vizinhos.

Os lugares onde serão colocados cada módulo fica a critério do morador, já que é necessário avaliar pontos estratégicos da casa para garantir uma distribuição uniforme do sinal. A instalação é muito simples e sem grandes segredos, sendo necessário apenas ligar o roteador ao cabeamento da operadora e os módulos em qualquer tomada; uma vez conectados, será necessário configurar cada um pelo seu aplicativo Positivo Casa Inteligente para que comecem a funcionar. Ainda existe a possibilidade de se comprar mais módulos separadamente, caso os inclusos no pacote não deem conta de cobrir a casa toda.

É claro que também é importante frisar que, por ser uma tecnologia nova que ainda está dando seus primeiros passos no Brasil, os roteadores Mesh são consideravelmente mais caros que os convencionais, mas certamente é um investimento que faz valer seu preço. Além disso, por ser necessário manter todos os módulos ligados na energia 24 horas por dia, o consumo de eletricidade pode aumentar um pouco, mas não é nada que não possa ser compensado com a ajuda de outros dispositivos inteligentes que auxiliem com a economia.

Por todos esses motivos, é fato que é uma questão de tempo até que a maioria dos lares estejam equipados com uma rede Mesh. Caso já tenha interesse em dar esse passo, não deixe de conferir a linha de roteadores Mesh da Positivo Casa Inteligente!



Denunciar publicação
    000

    Indicados para você