Comunidade Casa Inteligente
Comunidade Casa Inteligente
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Smart fita led: Instalação e primeiras impressões

Smart fita led: Instalação e primeiras impressões
Daniel Barros
jan. 2 - 3 min de leitura
030

Fala, galera! Feliz ano novo!

Começando este ano de 2023 falando de iluminação,  mas desta vez dá incrível fita led RGB Wi-fi da positivo. 

Como vocês sabem, aqui fazemos parte de usuários beta dos produtos e este foi um dos presentes da positivo que recebi através de uma dinâmica no grupo. Bom, vamos lá comentar um pouco sobre a instalação e primeiras impressões deste item fantástico. 

O quem vem na caixa:

1 fita led RGB (3 metros)

1 controladora (o que faz a mágica acontecer)

1 fonte de alimentação 

1 manual de instruções 

Obs.: Achei a fita com acabamento bem resistente, mas atenção! Use somente em ambientes internos. A classificação da fita é IP44 (proteção somente contra respingos d'água).

Minha dúvida inicial foi onde instalar a fita. O ambiente escolhido foi a sala. Depois de uma breve ajuda dos amigos betas, decidi colocar atrás da TV.

Instalação:

Galera, fica aqui minhas dicas pra uma melhor experiência na instalação e utilização da fita, evitando transtornos (tive que instalar uma segunda vez). Explico a seguir:

Minha TV tem 43 polegadas, o que o comprimento da fita ficou um pouco além da moldura fechada das laterais (optei em não cortar a fita, mas caso julgue que seja melhor, faça o corte nas marcações sinalizadas no manual e na fita, do contrário poderá afetar o funcionamento e até perda e inutilização da mesma.

Seguindo: limpe a área a ser aplicada a fita,  evitando poeiras e outras sujidades pra melhor fixação.  Atenção a informação: vi alguma maneiras engenhosas de se fixar atrás da TV ou painel (até construção de calha com perfis metálicos e eletrocalhas), porém pra minimizar custos você pode usar fita dupla face. Eis a questão: Recomendo fita da marca 3M. Por quê? Instalei a primeira vez com outra marca inferior que eu já possuía, contudo ela não sustentou a fita e quase danifiquei a superfície e a própria fita.

Outro ponto importante, antes de fixar a fita, visualize bem o contorno e pontos onde vai prendê-la. Muita atenção nas curvas, evite forçar demais a fita, pois um esforço desnecessário também poderá danificar os circuitos. Uma leve inclinação da fita já resolve! Coloque a fita 3M nestas intercessões pra melhor fixação. 

Visão geral 


Fixação nas curvas



Feito isso, prenda sua TV no suporte ou painel. Não se esqueça de engatar a fita na controladora e esta na fonte de alimentação. Agora é só parear sua fita na sua rede wi-fi, criar cenas e rotinas.

Como ainda estávamos no clima natalino, adicionei a fita na minha rotina de Natal e nas cenas de cinema em casa aqui. Ao assistir Netflix (ela acende na cor vermelha)


; Prime Vídeo (na cor azul). Isso dá um clima de imersão e aquele ar de cinema. 

Agora é só curtir essa maravilha de iluminação aconchegante e moderna em seu ambiente. Não esqueça a pipoca e a bebida. 


Curtiu? Ficou alguma dúvida ou informação não dita? Comenta aqui!



Denunciar publicação
    030

    Indicados para você