Comunidade Casa Inteligente
Comunidade Casa Inteligente
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Smarts Lâmpadas Spot: como tirar proveito do design delas para decorar a residência

Smarts Lâmpadas Spot: como tirar proveito do design delas para decorar a residência
Antonia Bertoli Miraglia
set. 15 - 4 min de leitura
000


E quando elas são inteligentes, fica ainda mais interessante criar composições únicas

Sei que para quem trabalha com design de interiores ou arquitetura, lâmpadas spot funcionam como verdadeiras coringas na decoração. Simples e eficientes, elas não só têm um visual mais moderno como também podem ficar “escondidas” no teto. Mas, já pensou em como pode ficar ainda mais interessante a criação de composições únicas quando elas são inteligentes?

 

Pois bem, agora imagine ter a possibilidade de mudar a qualquer momento as cores que elas exibem, transformando esses acessórios em peças-chave na decoração de qualquer ambiente. Eu, como engenheira, acabo tendo um pouco de contato com a área e vim compartilhar algumas possibilidades que esse dispositivo oferece.

 

Múltiplos ambientes em um só lugar

O uso de lâmpadas spot é relativamente comum em ambientes como salas de TV e sala de estar. Pelo fato das luzes serem direcionais, abre as possibilidades para ideias bastante criativas. Elas podem ser suaves o suficiente para assistir a TV com elas acesas e intensas na medida certa para iluminar um ambiente.

Quando adicionamos cores nessa equação tudo fica mais interessante. Você pode modificar as cores da sala enquanto assiste a TV para que elas combinem com um filme, com um episódio de série ou o que você quiser. Ajuda a entrar no clima da programação e o trabalho para deixar tudo configurado é mínimo. Em breve teremos a Copa do Mundo, e tenho certeza que muitos vão se divertir colorindo o ambiente com as cores do time. Outra ideia, agora mais voltada para salas de reunião mais sofisticadas, é modificar a cor ou intensidade das lâmpadas mais próximas da tela que está projetando alguma apresentação. Dá uma nova experiência para a reunião.

 

Ressaltando o trabalho artístico

Outra forma inteligente de utilizar lâmpadas spot é como elementos capazes de realçar obras de arte, como esculturas ou quadros. Como já mencionei, as luzes direcionais fazem o trabalho de ressaltar o item enquadrado como se ele fosse o elemento central da composição de um ambiente. Compartilhando um pouco mais da minha experiência, tem cliente que, ao comprar um apartamento, gosta de personalizar a iluminação, destacando aspectos da sua decoração, sendo a spot uma ótima opção para isso.

 

Não é à toa que galerias de arte usam e abusam desse recurso de realce – e a vantagem aqui, novamente, é a de poder escolher quais cores você gostaria que fizessem parte desse destaque. Se você tem uma empresa, usar a cor de acordo com temas (como o outubro rosa), também é possível e econômico (já que você pode utilizar a mesma lâmpada para diferentes datas).

 

Um toque decorativo

Ressaltar uma obra de arte não é a única opção, mas um simples arranjo de flores pode ganhar outra vida se uma lâmpada spot estiver direcionada para ele. A composição é bastante simples e prática para ser montada e a combinação flor + cor da lâmpada permite uma infinidade de possibilidades, como nessa inspiração que encontrei no Pinterest:


Outras utilidades

Quer outra função bastante útil? Usar lâmpadas spot como luzes-guia, aquelas que ficam ligadas nos corredores e são acesas naquelas momentos em que nos levantamos para ir ao banheiro, por exemplo. Elas podem ser ligadas com intensidade baixa e com cores em tons mais suaves. 

Isso faz com que elas cumpram sua função, ao mesmo tempo que não contribuem para despertá-lo por conta da alta intensidade de brilho.

Problemas para encontrar o interruptor do escuro? Que tal abrir o seu celular e já acionar a lâmpada do cômodo sem ainda nem ter saído da cama? Essas são algumas ideias.

 

Você gostou de alguma ou utiliza de outra forma por aí?




Denunciar publicação
    000

    Indicados para você