Comunidade Casa Inteligente
Comunidade Casa Inteligente
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Você deve instalar produtos de automação residencial sozinho?

Você deve instalar produtos de automação residencial sozinho?
Positivo Casa Inteligente
jan. 30 - 5 min de leitura
000

Como cada vez mais pessoas estão se tornando adeptas às tecnologias inteligentes em casa e, com isso, é comum surgir a dúvida entre instalar por conta própria  ou contratar  um profissional para isso. A boa notícia é que muitos modelos atuais já são projetados para uma fácil instalação, sem se preocupar com adaptações na casa ou até mesmo reformas completas. Esses aparelhos já foram feitos para serem versáteis e fáceis de instalar.


É um processo simples, exigindo conhecimento em conexão com a internet e manuseio de aplicativos no smartphone. Quem não tem tanta familiaridade com tecnologia pode sentir certa dificuldade, e pode variar de acordo com a marca e o modelo do produto. Para esclarecer essa dúvida de vez, separamos todos os prós e contras relacionados ao “faça você mesmo”, assim como quais situações são mais apropriadas para contar com ajuda profissional.


Quando instalar sozinho?

De início é importante avaliar o que a marca oferece para você e qual a complexidade do produto que adquiriu. Os dispositivos smart da Positivo Casa Inteligente são um bom exemplo de tecnologia fácil de instalar e usar, pois foram projetados para isso. O produto é de fácil manuseio, há um guia rápido na caixa para auxílio, o aplicativo é intuitivo e com  passo a passo, tem suporte disponível e, além disso, existem tutoriais na internet para auxiliar. Sendo assim, quando você adquire um dos produtos da marca, é só seguir cada etapa descrita no processo para começar a usá-los.


Isso é válido para qualquer tipo de dispositivo, desde uma Smart Lâmpada Wi-Fi, que a instalação é feita direto no bocal, até uma Smart Fechadura Wi-Fi, que precisa encaixar algumas peças antes de fixar na porta. A instalação costuma ser rápida e, uma vez que forem pareados no aplicativo, é só começar a explorar as soluções disponíveis gratuitamente para Android e iOS.


mulher instalando uma smart lâmpada da Positivo Casa Inteligente


Por essa facilidade – e economia na contratação de profissionais especializados -,  muitos  preferem instalar por conta própria. É difícil danificar um produto por falta de conhecimento em pareamento. Porém, caso tenha dúvidas, existe o suporte da marca e a Comunidade Casa Inteligente para visualizar a experiência de outras pessoas ou até mesmo tirar dúvidas.


Por que procurar ajuda de um profissional?

Um profissional especializado em casa inteligente pode ir além de uma instalação, entregando um planejamento de quais e quantos dispositivos é ideal para cada ambiente. Além disso, se você não gosta de assistir tutoriais ou buscar informação na internet, o especialista pode tirar todas as dúvidas. 


Já se tratando de instalação, existem sistemas mais complexos, que podem oferecer uma certa dificuldade para aqueles que arriscarem instalar sozinhos. Nesse caso, a ajuda de um profissional é muito bem-vinda, pois eles não só instalam como também configuram os dispositivos no seu smartphone, deixando tudo pronto para uso!


Um bom exemplo de uma situação em que é recomendado buscar um especialista seria na instalação de um sistema de iluminação inteligente. Qualquer pessoa consegue comprar e instalar uma Smart Lâmpada Wi-Fi sem dificuldades, mas quando se deseja ter toda a iluminação da casa na palma da sua mão e funcionando de forma harmônica, já seria trabalho para um profissional – um lighting design pode ser o ideal.


profissional instalando smart lâmpadas da Positivo Casa Inteligente para fazer lighting design


Mesmo que todas as suas lâmpadas inteligentes sejam da mesma marca (o que é essencial para centralizar os comandos no aplicativo), é importante garantir que tudo seja feito da forma correta, para funcionar perfeitamente nos comandos por celular, por voz ou até mesmo nas integrações entre dispositivos inteligente, como com o Smart Botão


O mesmo vale para outros tipos de eletrônicos que podem ser integrados aos seus dispositivos da Positivo Casa Inteligente, como um sistema de som, que pode ser conectado através de um Smart Controle Universal (caso tenha controle por infravermelho). Nesse caso, seria preciso garantir que todos os speakers sejam distribuídos de forma estratégica no ambiente, levando em conta o espaço, a dinâmica do cômodo e, é claro, a usabilidade com os demais dispositivos (o que nem sempre é feito de forma direta, mas sim em um conjunto que se complementa, como é o caso de explorar a iluminação inteligente com o sistema de som, por exemplo).


Cortinas automáticas também demandam uma atenção especial pela variedade de modelos, que pode exigir a instalação de um motor na base ou utilizar soluções mais práticas, como é o caso dos robôs para cortinas. Esses são apenas alguns exemplos de sistemas inteligentes cuja instalação seria mais indicada com ajuda profissional, ainda que não seja obrigatório.


Para conferir na integra grande parte dos dispositivos smart citados aqui e muito mais, não deixe de acessar o site da Positivo Casa Inteligente e dar uma olhada nos nossos produtos!



Denunciar publicação
    000

    Indicados para você